Categorias: Política

Cerca de 3 milhões de paraibanos devem comparecer as urnas para eleger seus representantes

PUBLICIDADE

Festa da democracia e do pleno exercício da cidadania. Sem a presença das Tropas Federais nas ruas, em uma eleição atípica devido a pandemia da Covid-19, e com todo um protocolo de segurança, cerca de 3 milhões de paraibanos vão as urnas neste domingo (15), para eleger os novos prefeitos, vice prefeitos e vereadores dos 223 municípios do Estado. Apenas em João Pessoa e em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do estado, as eleições devem ir para o segundo turno.

Em todo o Estado, 2,9 milhões de eleitores estarão aptos a votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Ao todo, 2.967.714 eleitores, devem comparecer as urnas neste domingo nas eleições municipais, sendo a maioria de votantes do sexo feminino (52,8%).

A capital da Paraíba, João Pessoa, mantém o maior colégio eleitoral do estado, com aproximadamente 522 mil pessoas aptas a votar. Campina Grande vem em seguida, com 285 mil eleitores e Santa Rita com quase 95 mil votantes. Em quarto lugar, Bayeux aparece com um eleitorado de pouco mais de 71 mil cidadãos.

Este ano, por conta da pandemia eleições começam mais cedo, pontualmente ás 7h e vão até às 17h. Em seguida começa a apuração. A prioridade das 7 as 10 é para os idosos que fazem parte do grupo de risco.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), O desembargador José Ricardo Porto, espera uma eleição tranquila como aconteceu ao longo da campanha eleitoral, marcada por restrições e sem carreatas, comícios e passeatas.

“O horário que eu sugeri, foi o horário das 7h às 17h, porque na verdade, logo cedo, o sol está ameno. Poderíamos até dedicar um certo período para aquelas pessoas que estão naquela faixa de risco, maiores de 60 anos, dando-se preferência, exatamente, em razão da nossa preocupação, nosso receio, nessa deletéria pandemia da Covid-19”. disse o desembargador.

Sobre as medidas preventivas ao Covid-10,  o desembargador José Ricardo Porto garantiu que há um pensamento harmônico de todos os TREs do país junto ao TSE para que todos os cidadãos que participem do processo eleitoral tenham total segurança, o que para tanto será disponibilizado álcool em gel tanto na entrada da seção quanto na saída e haverá uso obrigatório de máscaras para adentrar no ambiente.

“Vamos pedir a Deus para que nos providencie um pleito tranquilo, uma Eleição onde não tenhamos qualquer problema em relação à Covid-19 e que também possamos proclamar o resultado num espaço em que todo o estado da Paraíba possa participar da festa mais bonita, da festa mais exponencial da democracia, que são as eleições”, frisou.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

Governador João Azevêdo sanciona lei que assegura passe livre aos estudantes da Paraíba no dia do Enem

Neste sábado (27), o Diário Oficial trouxe a sanção do governador João Azevêdo a uma…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Mulher é resgatada de cárcere privado e suspeito é preso, em Campina Grande

Uma mulher foi resgatada de uma situação de cárcere privado após enviar um bilhete pedindo…

27 de abril de 2024

Equipe do Grupo Molejo é assaltada no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

A equipe do grupo Molejo foi alvo de um assalto nesta sexta-feira (26), mesmo dia…

27 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

27 de abril de 2024