Por pbagora.com.br
 
 

Festa da democracia e do pleno exercício da cidadania. Sem a presença das Tropas Federais nas ruas, em uma eleição atípica devido a pandemia da Covid-19, e com todo um protocolo de segurança, cerca de 3 milhões de paraibanos vão as urnas neste domingo (15), para eleger os novos prefeitos, vice prefeitos e vereadores dos 223 municípios do Estado. Apenas em João Pessoa e em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do estado, as eleições devem ir para o segundo turno.

Em todo o Estado, 2,9 milhões de eleitores estarão aptos a votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Ao todo, 2.967.714 eleitores, devem comparecer as urnas neste domingo nas eleições municipais, sendo a maioria de votantes do sexo feminino (52,8%).

A capital da Paraíba, João Pessoa, mantém o maior colégio eleitoral do estado, com aproximadamente 522 mil pessoas aptas a votar. Campina Grande vem em seguida, com 285 mil eleitores e Santa Rita com quase 95 mil votantes. Em quarto lugar, Bayeux aparece com um eleitorado de pouco mais de 71 mil cidadãos.

Este ano, por conta da pandemia eleições começam mais cedo, pontualmente ás 7h e vão até às 17h. Em seguida começa a apuração. A prioridade das 7 as 10 é para os idosos que fazem parte do grupo de risco.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), O desembargador José Ricardo Porto, espera uma eleição tranquila como aconteceu ao longo da campanha eleitoral, marcada por restrições e sem carreatas, comícios e passeatas.

“O horário que eu sugeri, foi o horário das 7h às 17h, porque na verdade, logo cedo, o sol está ameno. Poderíamos até dedicar um certo período para aquelas pessoas que estão naquela faixa de risco, maiores de 60 anos, dando-se preferência, exatamente, em razão da nossa preocupação, nosso receio, nessa deletéria pandemia da Covid-19”. disse o desembargador.

Sobre as medidas preventivas ao Covid-10,  o desembargador José Ricardo Porto garantiu que há um pensamento harmônico de todos os TREs do país junto ao TSE para que todos os cidadãos que participem do processo eleitoral tenham total segurança, o que para tanto será disponibilizado álcool em gel tanto na entrada da seção quanto na saída e haverá uso obrigatório de máscaras para adentrar no ambiente.

“Vamos pedir a Deus para que nos providencie um pleito tranquilo, uma Eleição onde não tenhamos qualquer problema em relação à Covid-19 e que também possamos proclamar o resultado num espaço em que todo o estado da Paraíba possa participar da festa mais bonita, da festa mais exponencial da democracia, que são as eleições”, frisou.

Severino Lopes
PB Agora

 
 
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Wilson Filho lança revista detalhando sua atuação parlamentar na ALPB durante o primeiro biênio

O deputado estadual Wilson Filho (PTB) lançou nesta semana, nas plataformas digitais, revista que detalha a sua atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante o primeiro biênio. <<<Confira aqui…

Xadrez político: bastidores apontam novo destino partidário para Veneziano

O senador Veneziano Vital do Rêgo é filiado ao PSB na Paraíba, mas, em breve, pode voar para outra freguesia. Apesar de especulações apontarem que ele estaria cotado para assumir…