Categorias: Política

CCJ presidida por Vital debaterá critérios para a divulgação de pesquisas

 A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que tem como presidente o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai discutir na sua 71ª Reunião Ordinária na próxima quarta-feira (27) à partir das 10h à proposta de emenda à Constituição que modifica os vetos presidenciais e o projeto que fixa critérios para a divulgação de resultados de pesquisa de opinião pública. Vital também colocará em analise seu Projeto de Lei do Senado Nº 222, de 2013 que estabelece normas gerais sobre o processo administrativo fiscal.

Dentre os 20 itens analisados o senador paraibano examinará o Projeto de Lei do Senado Nº 72, de 2005, de autoria do senador Pedro Simon que fixa critérios para a divulgação de resultados de pesquisa de opinião pública. Recentemente a matéria foi apreciada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O relatório é pela aprovação com uma emenda que apresenta.

Na indexação do projeto se determina a fixação, normas, divulgação, resultado, metodologia, pesquisa, informações, opinião pública, obrigatoriedade, indicação, local, tipo, direito, sindicato, partido político, pessoa, consulta, nome, patrocínio, hipótese, descumprimento, requerimento, representação, congresso nacional de todas as pesquisas de opinião pública.

Também será analisado o PLS nº 222, de 2013, do senador Vital do Rêgo que estabelece normas gerais sobre o processo administrativo fiscal, no âmbito das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Outro projeto do senador paraibano que será examinado será o que acrescenta § 3º ao art. 84 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para prever a progressividade do valor da retribuição anual da patente, acrescenta § 2º ao art. 2º da Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, para prever que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) integrará a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) e dá outra providência. O PLS nº 689, de 2011, tem relatório favorável à sua aprovação.

Redação com assessoria

Últimas notícias

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

31 de janeiro de 2026

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026