Categorias: Política

CCJ presidida por Vital aprova indicações para CNJ e CNMP

Em reunião extraordinária, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aprovou, nesta quinta-feira (11), as indicações do consultor legislativo do Senado Federal Fabiano Augusto Martins Silveira para o Conselho Nacional e Justiça (CNJ) e do advogado Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, indicado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

As indicações foram feitas por líderes partidários do Senado e os mandatos deverão ser cumpridos no biênio 2013/2015. Temas polêmicos, como foro privilegiado para autoridades, ativismo judicial e sigilo processual, foram abordados na sabatina dos indicados. O processo segue, agora, para votação pelo Plenário do Senado com pedido para deliberação em regime de urgência.

A sabatina dos dois indicados para o CNJ e CNMP, movimentou a CCJ. Os senadores ouviram os dois indicados e no final votaram favoráveis as indicações.

Presidente da CCJ, o senador Vital disse que a sabatina foi bastante proveitosa e fechou bem os trabalhos da Comissão esta semana. “CCJ aprova a indicação do Dr. Fabiano Silveira e do Dr. Leonardo Henrique de Cavalcanti Carvalho, para comporem o Conselho do MP e do CNJ” anunciou Vital do Rêgo.

A Comissão Constituição, Justiça e Cidadania teve uma semana de intensa atividade. Pelo menos cinco sessões foram realizadas a pedido do senador Vital. Importantes projetos de interesse na nação que estavam na pauta, foram aprovados e seguiram para votação em Plenário.

Entre as matérias aprovadas destaques para o projeto de lei da Câmara que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT). A proposta (PLC 11/2013), aprovada na véspera pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), segue agora para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O PLC 11/2013 objetiva fortalecer a prevenção e o combate à tortura, mediante a integração de órgãos e entidades públicas e privadas, por meio do monitoramento, da supervisão e do controle de estabelecimentos e unidades onde se encontram pessoas privadas da liberdade.

A proteção da dignidade da pessoa humana, universalidade, objetividade, igualdade, imparcialidade, não-seletividade e não-discriminação são princípios que deverão nortear a atuação do SNPCT. Como organismos de suporte estão o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

A CCJ também aprovou entre outras proposituras, a Proposta de Emenda à Constituição 3/2011, que facilita a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular; o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o projeto que regulamenta os direitos dos trabalhadores domésticos; e o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado (PLS 150/2006), que estabelece uma nova definição para “organização criminosa”, caracterizada pela associação entre quatro ou mais pessoas para a prática de infrações penais. “Foi uma semana muito proveitosa. A CCJ trabalhou muito e aprovou importantes projetos de interesse de nosso país” avaliou o senador Vital.
 

Redação com assessoria

Últimas notícias

Levantamento aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na sétima no Brasil com os melhores indicadores Segurança Pública

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

14 de fevereiro de 2026

Bruno Cunha Lima comenta possibilidade de Juliana ocupar vaga de vice na chapa de Efraim: “Muito honrado”

O nome da primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, segue ganhando força nos cenário…

13 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 5,6 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

araíba teve 5.632 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos…

13 de fevereiro de 2026

PRF inicia Operação Carnaval 2026 com reforço na fiscalização em todo o País

Começou à meia-noite desta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2026, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).…

13 de fevereiro de 2026

Governador defende Lei do Gabarito e critica tentativa de flexibilização: “É obedecer o que está na Constituição”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), reafirmou nesta sexta-feira (13),…

13 de fevereiro de 2026

Em JP, família procura homem desaparecido no bairro de Cruz das Armas

Uma família do bairro de Cruz das Armas está a procura de um homem identificado…

13 de fevereiro de 2026