A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) e apreciou 20 matérias legislativas. Dentre as análises, o colegiado foi favorável à institucionalização do arquivo público municipal, definição de diretrizes da política municipal de arquivos e à criação do arquivo público municipal.
“É uma luta antiga dos arquivistas, mais especificamente de Aurora Maia, coordenadora do arquivo municipal. Temos um dos melhores arquivos pela quantidade de documentos históricos, muitos em perfeito estado”, enfatizou o vereador Thiago Lucena (PRTB), salientando que o Projeto de Lei (PL) 935/2022, de autoria do Executivo Municipal, reforça ainda a valorização do trabalho dos arquivistas.
O presidente da CCJ, vereador Odon Bezerra (Cidadania), destacou a importância da preservação da história da cidade por meio dos arquivos. “Até para futuros trabalhos científicos, essa institucionalização vai ter serventia muito grande. Vai facilitar a vida principalmente do cidadão que queira requerer algum documento perante a prefeitura”, destacou Odon, parabenizando a iniciativa. “Um país que não preserva seu passado, não tem futuro. É uma matéria de extrema importância”, concordou também o vereador Bispo José Luiz (Republicanos).
Da Redação com CMJP
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…
A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…
A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…
O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…