Categorias: Política

Cássio volta a citar polêmica do forró de plástico

PUBLICIDADE

OPINIÃO: Cássio volta a citar polêmica do forró de plástico e lembra que no mundo moderno não há espaço para patrulhamento e padronização cultural

Ainda durante entrevista ao Conexão Arapuan, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se posicionou também a respeito da polêmica do “forró de plástico” e disse que é contra qualquer tipo de patrulhamento de caráter cultural. Apesar de o tucano ter saído em defesa do secretário de Cultura do Estado, Chico César, alegando que ele foi mal interpretado, disparou: “Eu tenho minhas preferências musicais, mas no mundo moderno, não há mais espaço para patrulhamento cultural, não há espaço para padronização de sabores ou de preferências, é o mundo da internet, é o mundo do twitter, é o mundo da informação instantânea e há espaço para todo mundo”.

Na tentativa de amenizar a repercussão que foi dada a respeito da opinião de Chico César com relação as bandas de “forró de plástico”, Cássio comparou a colocação do secretário com a do ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV), que em dado momento durante uma entrevista fez uma infeliz colocação que repercutiu fortemente nos meios de comunicação. Em resposta Gabeira se explicou afirmando que: “Isso é de quem fala muito e de improviso, daí acaba falando besteira”.

“Não estou dizendo com isso que Chico César falou alguma besteira, de maneira alguma. Chico fez um pensamento e foi interpretado de forma muito mais larga do que na verdade pensa. Não o conheço, nem tenho intimidades com ele, mas o respeito não apenas como gestor público, mas como artista, como produtor cultural e como um grande representante da nossa musica”, ponderou.

Cássio explicou ainda que o chamado “forro de plástico” como foi definido, tem um público enorme e pode até ser criticado, inclusive suas letras que de fato são superficiais. Ele acrescentou que se pode, inclusive, criticar o quanto se paga a uma grande banda de forro, mas ressaltou: “são coisas que o mercado cultural define, que o mercado do show business define, existe uma indústria por trás disso tudo”, lembrou.

Para o tucano Chico César apenas mostrou, na condição de secretário de Cultura, que é preciso que o Estado também apoie aqueles artistas que fazem o forró tradicional, o autêntico forró pé-de-serra. “Muitas vezes esse tipo de forró não é apoiado, não é estimulado, até porque não tem inserção no mercado”, disse.

Em sua explanação, o tucano exemplificou que não há como se comparar show das bandas Calypso, Magníficos ou Calcinha Preta com um show de Biliu de Campina e explicou a diferença: “Biliu faz música que resgata o trabalho cultural de Jackson do Pandeiro, que talvez nenhum outro artista do Brasil o faça. Esta é característica da musica dele e merece sim uma atenção, um apoio, merece estímulo e foi isso que Chico Cesar quis dizer”, finalizou.

 

Márcia Dias/ Simone Duarte

PB Agora
 

 

Últimas notícias

Campanha da Fraternidade da CNBB foca no direito à moradia digna

Igreja Católica defende habitação como porta de entrada à cidadania. A Conferência Nacional dos Bispos…

18 de fevereiro de 2026

Coren-PB emite nota após renúncia da presidente e garante apurações com imparcialidade

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) se manifestou publicamente, através de nota publicada…

18 de fevereiro de 2026

Veneziano garante recursos para cumprir cronograma de duplicação da BR 230 em CG

O senador participou de uma inspeção as obras nesta quarta-feira. O Senador Veneziano Vital do…

18 de fevereiro de 2026

Jackson Macedo critica movimento conservador após repercussão negativa em desfile que prestava homenagem a Lula

O ex-presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira…

18 de fevereiro de 2026

“De Volta Para Minha Terra”: ALPB vai apreciar PL que enviará pessoa em situação de rua na PB para seu estado de origem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve apreciar nos próximos dias o Projeto de Lei…

18 de fevereiro de 2026

Governo Federal lança Portal de Educação Empreendedora com cursos gratuitos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o…

18 de fevereiro de 2026