Categorias: Política

Caminhoneiros planejam nova greve a partir desta segunda-feira

PUBLICIDADE

Após a enxurrada eleitoral, a vida real volta a se impor. Começa nesta segunda-feira uma nova greve dos caminhoneiros, com início previsto em Goiás. Logo no primeiro dia após uma conturbada eleição, o país parece enfrenta nova rodada de polêmicos embates entre sociedade civil, representantes de setores comerciais e o Estado.

O motivo da greve é o descumprimento da tabela do piso mínimo do frete, que os caminhoneiros entendem como uma falha da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo os motoristas, as transportadoras estão pagando um valor abaixo do frete mínimo, além de “perseguirem” os caminhoneiros que não aceitarem o valor.

A agência ainda estuda maneiras de penalizar o descumprimento da tabela, e por isso o prejuízo já é sentido pelos caminhoneiros. O prazo para apresentação de propostas para a ANTT acaba no dia 9 de novembro. Mas é de interesse do governo federal evitar que a greve prometida para hoje.

Segundo o líder do movimento, Wallace Landim, conhecido como Chorão, os caminhões que se encontram em situação irregular são impedidos de deixar as fábricas da cidade de Catalão. “Fiscais da ANTT estão neste momento nas fábricas fiscalizando os veículos e os regularizando”, afirmou o líder, que ainda ressaltou que, a partir do momento em que os caminhões são regularizados, são liberados. “Nossa manifestação está dentro da lei, e só queremos que as empresas cumpram o piso do frete”, disse.

A paralisação passada trouxe perdas gigantescas para a economia do país: o setor de transportes sofreu uma queda de 1,4% em relação ao primeiro trimestre; no mesmo período, o consumo das famílias ficou estagnado, tendo aumento de somente 0,1%; as exportações sofreram uma retração de 5,5%, e houve uma queda de 1,8% nos investimentos do país. Além desses números, analistas projetam um crescimento menor no PIB anual: segundo o Ministério da Fazenda, a perda será de 1,2 ponto percentual no produto interno bruto de 2018.

Vale lembrar que a tabela em vigor foi feita às pressas, para encerrar a paralisação de maio. Após um vai e vem de valores e cálculos, o governo federal fechou com um valor que valerá até janeiro de 2019. Ou seja: é um potencial enorme abacaxi para o próximo governo eleito. Além da tabela, houve uma redução em 0,30 real no valor do litro do diesel para caminhoneiros. Com o cumprimento da tabela, o subsídio, que se encerra no dia 31 de dezembro, poderia ser extinguido.

Encabeçada pelos caminhoneiros de Goiás, a greve começará com uma “fiscalização informal”: boqueio de pistas e de entradas das fábricas. Espera-se que caminhoneiros de Santa Catarina também possam aderir à paralisação. Se o movimento vingar, o governo já sabe que precisa ser rápido para evitar o pior.

 

Exame 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba tem 12 trabalhos selecionados para apresentar no XIII Congresso Consad de Gestão Pública

O modelo de gestão exercido pelo Governo da Paraíba vai estar em destaque no XIII…

28 de maio de 2024

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa mais da metade do volume esperado para todo o mês de maio

Choveu na manhã desta terça-feira (28) mais da metade do esperado para todo mês de…

28 de maio de 2024

Linhas de créditos abrem oportunidades, mudam realidades e impulsionam pequenos negócios na PB

Sonhar, planejar, captar recursos e executar. Entrar no mercado como microempreendedor individual (MEI) é uma…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Sargento Dênis ignora candidatura própria do PT, mantém apoio do PV a Cícero e promete recorrer à federação nacional

A recente decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de lançar uma candidatura própria para as…

28 de maio de 2024

Vice-governador participa de formatura do Corpo de Bombeiros e presta homenagem à equipe que atuou em resgate no RS

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nessa segunda-feira (27), da solenidade de formatura dos…

28 de maio de 2024