Categorias: Política

Câmara Municipal de João Pessoa tem até junho de 2020 para decidir se amplia número de vereadores

PUBLICIDADE

De 27 para 29: Câmara Municipal de João Pessoa tem até junho de 2020 para decidir se amplia número de representantes na Casa em 2021

A cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba, atingiu o número de 800 mil habitantes e com isso acabou alcançando, também, o requisito necessário para aumentar o número de representantes no legislativo municipal a partir de 2021. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Constituição da República, a quantidade de parlamentares nas Câmaras municipais é definida com base no número de habitantes. Um é diretamente proporcional ao outro. Se um cresce, o outro naturalmente também segue o crescimento. Para a mudança entrar em vigor, no entanto, é necessário que a Câmara estabeleça o número de representantes com base na lei orgânica do município, já que a Constituição Federal indica apenas o número máximo de vereadores por município.

Até as eleições de 2012 a Câmara era composta por 23 representantes. Já em 2016 esse número subiu para 27 vereadores. Se aprovada a nova mudança na Lei, em 2020 a população poderá eleger até 29 nomes titulares de mandato na Casa de Napoleão Laureano.

De acordo com dados do sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), um vereador recebe um salário de R$ 15 mil por mês. Já o presidente da Casa tem uma remuneração atualmente fixada em R$ 19,5 mil.

A Câmara tem até o dia 30 de junho de 2020 para decidir se ampliará seus quadros eletivos ou se permanecerá com as atuais 27 cadeiras.

IDEIA DIVIDE OPINIÕES

Indagados sobre a possibilidade, os vereadores da Casa, atuais titulares de mandato, se mostraram divididos. Enquanto uns são a favor, na tese do 'quanto mais melhor', outros são contra. O posicionamento segue independentemente da bancada. O líder do Governo, Milanez Neto (PTB), e o vereador de oposição, Marcos Henriques aprovaram a ideia. 

Para Milanez, quanto mais melhor. “Eu acho que a gente tem uma legislação e se tiver que aumentar que aumente, quanto mais representação melhor para a sociedade. Temos que ver os dados do IBGE para saber a realidade que teremos para 2021", explicou.

Marcos Henriques, do PT, lembrou que se efetivado, o aumento segue a um critério nacional:  “Eu sou a favor que o critério para a escolha de qualquer representante seja um critério que seja único. A cidade cresce as necessidades crescem também. É um critério Nacional, então João Pessoa não pode ficar de fora”, afirmou.  

Do outro lado o vereador Damásio Neto, do PP, que é governo, e Léo Bezerra, que é oposição, tiveram o mesmo pensamento contrário ou indiferente a ampliação do número de vereadores.

“Eu sou contra por conta de toda a despesa pública que isso geraria. Hoje, nós temos que trabalhar para economizar cada vez mais o erário público, então aumentando o número de vereadores vai aumentar também os custos. Então, no momento pelo tempo em que vivemos eu sou contra. Irei permanecer com essa opinião”, avaliou o progressista.

Já Léo Bezerra disse que antes tem que se avaliar se vale mesmo a pena diante da descrença da população na classe política." A classe política tem que ser vista com outros olhos. Temos que dialogar com a sociedade. Eu não sou nem contra nem a favor. Eu tenho que ver os dados e analisar”, disse.

 

PB Agora

 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OUÇA – Lula reforça confiança na pré-candidatura de João Azevêdo em 2026: “Certamente, você vai vir pro Senado”

Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…

10 de dezembro de 2025

Tribunal de Justiça da Paraíba torna inconstitucional norma que modifica regras da Lei do Gabarito

Na tarde desta quarta-feira (10), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou…

10 de dezembro de 2025

Walber Virgolino volta a atacar Nilvan Ferreira: “Ser de direita não é oportunismo”

O deputado estadual Walber Virgolino (PL)voltou a direcionar críticas ao comunicador Nilvan Ferreira (PL), nesta…

10 de dezembro de 2025

TJPB declara inconstitucional Lei de Uso e Ocupação do Solo de João Pessoa

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba concluiu, nesta quarta-feira (10), o julgamento…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

Senador da oposição é escolhido para relatar PL da Dosimetria na CCJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou…

10 de dezembro de 2025