A Paraíba o tempo todo  |

Câmara Municipal de Bayeux deve validar ou não a eleição indireta nesta terça

Se depender da vereadora Luciene de Fofinho (PSB) e de outros parlamentares da Câmara Municipal de Bayeux, não passará desta terça-feira (28), a decisão da casa sobre as eleições indiretas para prefeito-tampão. Está marcada para hoje às 10h, uma sessão, que deve decidir se invalida ou não o artigo da Lei Orgânica do Município (LOM) que estabelece eleição indireta para prefeito em caso de vacância do cargo no decorrer do último semestre do mandato.

O impasse é em decorrência da renúncia do ex-prefeito Berg Lima (PL). Agora, uma parte dos vereadores quer cumprir a Lei Orgânica realizando a eleição, enquanto que outra parte defende que essa lei foi aprovada, mas não foi publicada e que é passível de anulação. “Quem vai decidir é o plenário”, comentou ontem o presidente interino da Casa, vereador Inaldo Andrade (PL) que, por duas vezes, já havia prometido a publicação do edital convocando as eleições, mas que mudou de ideia nesse final de semana, alegando o surgimento de “um fato novo”.

O fato novo a que se refere o presidente é que seis vereadores deram entrada na Casa com um pedido para cancelar as eleições. No caso, para cancelar o que, com ou seu publicação, foi estabelecido pela Lei Orgânica do município. O presidente Inaldo Andrade contou que o pedido teria sido feito desde a última sexta-feira (24), mas que só foi comunicado oficialmente no dia de ontem. Há poucos dias, o juiz da comarca já havia determinado que a Câmara cumprisse a Lei Orgânica e convocasse as eleições, e a previsão ontem era no sentido de que o processo acabe mesmo no tapetão, no Tribunal de Justiça.

Assista a sessão ao vivo:

https://camarabayeux.pb.gov.br/aovivo/

Veja mais:

https://www.pbagora.com.br/noticia/politica/vereadora-denuncia-manobra-na-camara-em-bayeux-para-retardar-eleicoes-indiretas/

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe