Categorias: Política

Câmara Federal: Líder do PL revela nova obstrução na pauta de votações após Hugo Motta negar análise do projeto de anistia

PUBLICIDADE

O líder do Partido Liberal na Câmara Federal, deputado Sóstenes Cavalcanti, anunciou que os parlamentares que fazem oposição ao Governo Lula vão realizar uma nova obstrução na pauta de votações a partir da próxima semana. A informação foi confirmada durante entrevista à rádio Correio 98 FM, após o presidente da Casa, deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), negar a inclusão do projeto de anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro de 2023 na agenda de votações da próxima semana.

“Nós perdemos de não pautar hoje, mas avanços houveram. O primeiro avanço: é bonito ver até os líderes da esquerda dizerem que a dosimetria que o STF julgou essas pessoas está errada, é preciso ser revista. Isso é unânime. Todos os líderes concordaram com isso. Já é a primeira grande vitória da anistia. A segunda grande vitória da anistia é ouvir da maioria dos líderes, que nós precisamos rever o texto final pra gente decidir votar ou não na maioria de nossas bancadas”, destacou o líder do PL.

O parlamentar afirmou que o conteúdo do projeto, que tem sido cobrado pelos líderes partidários, não foi apresentado por conta de questões regimentais da Câmara.

“Só não foi apresentado o texto porque o texto do substitutivo só pode ser apresentado pelo relator nomeado. Ou seja, primeiro pauta-se a urgência. Esse é o processo legislativo. É o nosso regimento. Pauta-se a urgência que é o que nós estamos querendo e temos as assinaturas pra pautá-la. O presidente da casa nomeia o relator. Tendo relator, esse relator é quem apresenta o texto”, esclareceu.

Os deputados bolsonaristas devem voltar a travar a pauta de votações na Câmara Federal a partir da próxima semana. Os defensores da matéria alegam que o presidente Hugo Motta quebrou o acordo firmado anteriormente ao decidir não colocar o projeto em pauta. De acordo com o regimento da Câmara, a tramitação em caráter de urgência já poderia ter acontecido desde o momento em que o número de 257 assinaturas foi alcançado, o que permite que a matéria seja avaliada pelo plenário.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025

VÍDEO – Tovar anuncia voto em Nabor Wanderley para o Senado em 2026

O deputado estadual Tovar Correia Lima usou seu perfil numa rede social para anunciar, na…

12 de dezembro de 2025

Nilvan descarta apoio a Nabor, aponta força de Efraim e volta a criticar Wellington Roberto sobre 2022

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) afirmou, nesta sexta-feira (12), que não pretende apoiar o a…

12 de dezembro de 2025