Câmara Legislativa da terra natal do governador quer adotar ‘Ficha impa’ para administração
O vereador Adailson Bernardo (PSB) protocolou, na última sessão da Câmara dia 12 de novembro, Projeto de Lei complementar que versa sobre a nomeação de cidadãos em cargos comissionado que tenham contra si condenação em julgamento ou proferida por órgão colegiado: os chamados “ficha sujas”.
O projeto nada mais é que uma adequação da lei Federal 135 de 4/06/2010, conhecida como "Ficha Limpa", aplicando aos servidores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo o mesmo que a lei eleitoral impõe aos candidatos a vereadores, prefeitos, governadores, etc”, explicou.
Ainda Segundo o vereador: Após aprovação em concurso público é obrigatória a apresentação de certidões e há necessidade de uma série de exigências.
“Nada mais justo que para tomar posse seja exigido que os cargos comissionados devam também atender a requisitos moralizadores. Tenho a certeza que este projeto dará mais credibilidade e transparência ao poder público, dando proteção a probidade administrativa e a moralidade", afirmou o vereador.
Estão entre os crimes passíveis de punição, o que forem praticados: contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regulamenta a falência; contra o meio ambiente e à saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga a de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha e bando.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…
O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto, revelou em entrevista à TV Arapuan, que está…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data…