Categorias: Política

BRONCA: Lula cobra de prefeitos e governadores que aprendam a redigir propostas

PUBLICIDADE

Aproveitando o que pode ter sido o último encontro oficial com governadores e prefeitos beneficiados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou alguns recados aos gestores, ontem, no Palácio do Planalto. Primeiro, Lula acenou com a possibilidade de que o projeto que deu musculatura para que Dilma Rousseff concorresse e vencesse a corrida presidencial deve migrar com a atual responsável, Miriam Belchior, para o Ministério do Planejamento, pasta que ela vai assumir a partir de janeiro. O presidente também cobrou mais organização para a liberação de verbas destinadas às obras em estados e municípios. Além disso, o petista alertou sobre o risco de surto de dengue em algumas regiões do Brasil.

De acordo com Lula, a segunda versão do PAC traz mais recursos em comparação com a primeira e, até por isso, os gestores precisam aprender a fazer projetos. “Não é a choradeira de um prefeito que vai fazer o dinheiro aparecer. É necessário aprender a fazer um projeto factível. Não percam tempo correndo atrás de emendinha parlamentar. Isso ajuda, mas precisa de algo mais estruturado. Portanto, só venham a Brasília quando tiverem o projeto pronto. O projeto é a condição sine qua non dessa relação”, afirmou.

A secretária executiva do PAC e futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, engrossou o coro de que é preciso facilitar os trâmites para que as regiões beneficiadas pelo programa possam colher os frutos mais rapidamente. Ela ressaltou que novas medidas estão sendo trabalhadas entre o governo e a Caixa Econômica Federal (CEF) para tornar essas tarefas menos árduas. Na próxima quinta-feira, Miriam faz um balanço dos últimos quatro anos do PAC, com a presença, pela primeira vez, de Lula.

Alertado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre a eminência de surtos de dengue em vários estados com a chegada do verão (leia mais na página 11), o presidente abriu o discurso do evento no Planalto pedindo que os responsáveis por essas localidades promovam mutirões de limpeza e fiscalização contra o mosquito em lugares propícios para o surgimento de larvas do Aedes aegypti.

 

Folha online

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diálogo com Walber e ex-prefeito de Cabedelo rejeitou atual “modelo” de gestão da cidade portuária, explica Ricardo Barbosa

Após posar ao lado do ex-prefeito de Cabedelo André Coutinho (avante) e do deputado estadual…

26 de dezembro de 2025

Nilvan Ferreira defende unidade da direita e diálogos de Walber Virgolino em Cabedelo: “Não vou fazer o que ele fez comigo”

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) voltou a defendeu nesta sexta-feira (26), a unidade da direita…

26 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto afirma que Bolsonaro foi forçado a indicar Flávio Bolsonaro para disputa da Presidência em 26

O deputado federal Cabo Gilberto (PL) afirmou nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

26 de dezembro de 2025

Sebrae dispõe de cursos gratuitos sobre gestão de pessoas e liderança; saiba como se inscrever

Atividades são desenvolvidas on-line e contam com emissão de certificado Os empreendedores que se sentem…

26 de dezembro de 2025

Paraíba forma 41 novos oficiais da Polícia Militar para reforçar combate ao crime no estado

A Segurança Pública da Paraíba passa a contar com o reforço de 41 novos aspirantes…

26 de dezembro de 2025

Walber Virgolino revela detalhes de reunião com Ricardo Barbosa e André Coutinho

O deputado estadual Walber Virgolino (PL) confirmou nesta sexta-feira (26), que é pré-candidato a prefeito…

26 de dezembro de 2025