A Paraíba o tempo todo  |

Brasil tem piores índices de participação feminina no Legislativo

O Brasil tem um dos piores índices de participação de mulheres no Poder Legislativo em todo o mundo. Um levantamento da União Interparlamentar concluiu que apenas 9% dos eleitos são mulheres no País. O Brasil, ocupa a 106.ª posição entre 189 países avaliados, mas com uma das taxas mais baixas registradas.

Em média, as mulheres ocupam 18,3% das cadeiras nos parlamentos no mundo, o dobro da média brasileira. Desde 1995, o número de mulheres parlamentares aumentou em 60% no planeta. Em 2008, o número atingiu um recorde.

 

Em 32 países, mais de um terço dos eleitos são mulheres. A ONU quer que pelo menos um a cada três deputados sejam mulheres. Em Ruanda, são mais de 50%, contra mais de 40% na Suécia e Cuba, os três primeiros colocados no ranking. Em Angola, 37% do Congresso é composto por mulheres.

 

O Brasil está ainda bastante distante da média latino-americana, onde 26% dos lugares nos Congressos são ocupados por mulheres. Só os países nórdicos tem taxas mais altas que a América Latina. Quênia, Benin, Marrocos, Mali e Síria contam com mais mulheres nos parlamentos que o Brasil.

 

Mas em nove países, o Poder Legislativo não conta com mulheres, especialmente nos países árabes e nas ilhas do Pacífico.

 

 

estadao.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe