Categorias: Política

BOMBA: prefeito de Cajazeiras renuncia mandato

PUBLICIDADE

BOMBA: prefeito de Cajazeiras renuncia mandato e imediatamente vice toma posse; notícia inesperada deixa população sertaneja perplexa

O prefeito de Cajazeiras, Leonid de Sousa Abreu (PSB), renunciou ao mandato na tarde de ontem. Em seu lugar, assumiu o vice-prefeito do município, Carlos Rafael Medeiros de Souza (PTB). Na carta renúncia que entregou aos vereadores, Léo Abreu disse que as causas que o levaram a abrir mão do mandato são de ordem pessoal e não deu mais detalhes. No início da noite de ontem, durante sessão extraordinária da Câmara, os vereadores do município ouviram a leitura da carta renúncia do prefeito. Na mesma sessão, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Barros, deu posse ao o vice-prefeito.

No discurso de posse, o novo prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael, disse que assume o cargo ciente da responsabilidade de tocar os projetos em execução na cidade. “Estou honrado em assumir a prefeitura e só posso dizer ao povo de Cajazeiras que vou continuar trabalhando pela cidade. Minha resposta à tarefa que recebo será o trabalho”, afirmou.

Eleito em 2008, com 52% dos votos, Léo Abreu abriu mão do mandato pouco mais de um ano antes das próximas eleições municipais. Esperava-se que ele fosse se candidatar à reeleição. Nas eleições de 2008, ele totalizou 16.749 votos válidos. A renúncia surpreendeu a Câmara de Vereadores do município, além das lideranças políticas do Sertão e a população de Cajazeiras. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, Marcos Barros, essa foi a primeira vez que um prefeito, no exercício do mandato, renunciou.

Ainda na tarde de ontem, o nome Léo Abreu figurou entre os dez assuntos mais comentados no Brasil no microblog Twitter. A Internet também foi palco de várias especulações sobre as verdadeiras razões que levaram Léo Abreu a renunciar. A principal tese da maioria dos internautas era de que o ex-prefeito de Cajazeiras deixou o cargo para assumir uma vaga na Polícia Federal, pois teria sido aprovado em concurso público. A informação não foi confirmada.

Na carta renúncia enviada à Câmara, Léo Abreu listou as principais ações realizadas no município. No mesmo documento, ele também agradeceu aos servidores municipais pelo empenho dos mesmos durante sua gestão e pediu desculpas às pessoas a quem ele não agradou durante sua gestão. Ao final da carta, Abreu pediu que os vereadores de Cajazeiras continuassem apoiando Carlos Rafael, que assumiu a prefeitura.

Entre as obras listadas por Abreu na carta renúncia estão as principais ações desenvolvidas nos dois anos e cinco meses de mandato. Entre elas reforma e construção de escolas públicas, compra de ônibus escolares, aumento de 50% no vencimento dos professores e recursos assegurados para o pagamento do piso ao magistério municipal.

Na área de infraestrutura, Abreu listou as obras de pavimentação de ruas, construção de casas populares e o convênio firmado em parceria com o Governo do Estado, na ordem de R$ 30 milhões, para obras de esgotamento sanitário. A lista serviu de prestação de contas para a população cajazeirense.

O ‘susto’

A notícia da renúncia pegou até o Poder Legislativo da cidade de surpresa. Com base nos relatos dos próprios parlamentares, todos foram convocados às pressas a comparecerem à Câmara, mas sem maiores explicações.

O próprio presidente da Casa, o vereador Marcos Barros, ficou surpreso ao se deparar com a solicitação de renúncia.
 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024