O ex-deputado federal Benjamin Maranhão Gomes Neto (na foto ao lado) descartou nesta sexta-feira, a possibilidade de entrar na Justiça Eleitoral com representações contra o prefeito municipal de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Beijinha é presidente do diretório do PMDB em João Pessoa e pré-candidato a um novo mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.
“Encontrão” foi pré-campanha
Ele se refere – especificamente – a dois eventos político-partidários envolvendo a figura do prefeito da Capital. O primeiro deles já aconteceu, no dia 1º deste mês, no Tropical Hotel Tambaú, quando houve o chamado “Encontrão das Oposições”.
Crime na passagem de cargo
O outro episódio ainda está por ocorrer. É a programada passagem de cargo de Ricardo Coutinho para o vice-prefeito dele, Luciano Agra (PSB), que deverá acontecer no próximo dia 31 deste mês, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa e também em praça pública (provavelmente no repaginado Ponto de Cem Réis).
Investigação na Justiça Eleitoral
Beijinha quer que a Justiça Eleitoral investigue quem está bancando os custos operacionais de tais eventos, que não podem ser pagos pelos cofres públicos, mas que constituem – segundo ele – crime de pré-campanha, ou seja, conduta vedada no período chamado de micro-campanha.
PMDB não aciona advogados
Mesmo assim, Benjamin não vai constituir nenhum advogado para representar judicialmente contra a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele vai aguardar que o Ministério Público Eleitoral tome providências por conta própria, ou seja, que resolva agir de ofício, por conta própria, já que o PMDB não vai prestar queixa ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Sexta-Feira Santa impede festa
É bom lembrar que o prazo final para haver a desincompatibilização de Ricardo acaba no dia 02 de abril (Sexta-Feira da Paixão), o que inviabiliza qualquer tipo de evento político-partidário, numa data considerada Dia Santo de Guarda. A festa pública – se houver mesmo – terá que ser realizada antes, até o dia 31 de março, na quarta-feira imediatamente anterior.
Consult repete pesquisas internas
A respeito das recentes pesquisas eleitorais divulgadas pelo Instituto Consult, acerca da corrida sucessória para o Palácio da Redenção, o ex-deputado federal disse que não se surpreendeu com os números revelados, porque eles coincidem com percentuais semelhantes obtidos em pesquisas internas feitas pelo seu próprio partido.
Maranhão sobe, Ricardo desce
Beijinha me disse que os pontos referentes ao governador José Maranhão (PMDB), esta semana, representam um crescimento das intenções de votos no tio dele, tomando-se por base de comparação as pesquisas internas feitas pelo partido um ano atrás. Mesmo cauteloso, evitando maiores comentários, ele permitiu-se formular a seguinte frase:
– Há um ano, Ricardo Coutinho estava bem mais à frente do então senador José Maranhão, que cresceu bastante e hoje coloca muitos pontos na dianteira do pré-candidato socialista.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou 32 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa…
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informa que a partir…
Ela sobreviveu a uma tragédia. Esteve entre a vida e a morte. Renasceu de novo.…
Em entrevista à imprensa na noite de ontem (19), o presidente da Câmara dos Deputados,…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, na tarde da última quinta-feira (19), a…
O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) declarou, em entrevista à TV Norte Paraíba nessa quinta-feira…