Categorias: Política

Audiência discute demissões dos prestadores de serviço na administração pública

PUBLICIDADE

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (14), a vereadora Eliza Virgínia (PPS) teve aprovado requerimento de sua autoria para a realização de uma audiência pública, no Plenário Senador Humberto Lucena, a partir das 10h30 desta quinta-feira (16), para debater o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público (MP) acerca do prazo estipulado para as demissões de servidores públicos prestadores de serviço.

 

O Ministério Público determinou, recentemente, a demissão de quase 36 mil servidores do governo paraibano que exercem suas funções sem concurso público. O MP entrou com 105 ações diretas de inconstitucionalidade (adin) pedindo a revisão de leis que permitem contratação de servidores comissionados e temporários, para a realização de concursos públicos e provimento de cargos nas prefeituras e câmaras municipais do estado.

 

Em março, o Ministério Público recomendou aos municípios que exonerassem os funcionários comissionados admitidos sem concurso público. Mas, já recentemente, uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) permitiu que as prefeituras permanecessem com seus servidores provisórios e comissionados. A decisão teria deixado os não-concursados mais tranquilos em relação a seu sustento financeiro, até o momento em que as instituições públicas possam se organizar para viabilizar os concursos públicos requeridos.

 

“Acredito que esse processo deve acontecer de forma muito responsável, pois estamos tratando com a vida de diversas famílias. Então, tem que haver uma preocupação de como realizar essa mudança. Sou a favor dessas substituições através de concurso, só não acho admissível a substituição de servidores por questões políticas. E desde que tudo ocorra de forma responsável”, justifica a vereadora Eliza Virgínia, propositora da audiência.

 

Outro parlamentar que se pronunciou sobre a audiência, Tavinho Santos (PTB), está propondo uma transição de ocupação de cargos no governo estadual, através de concurso público, como prevê a Constituição Federal. Essa transição funcionaria da seguinte forma: na medida em que houvesse uma seleção, os prestadores de serviços seriam substituídos, gradativamente, pelos concursados.

 

Ele deixa claro, entretanto, que não concorda, de forma nenhuma, com a demissão de prestadores de serviços que estão na administração pública há mais de 10, 15 ou 20 anos. O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara nesta terça-feira para prestar solidariedade a essas pessoas e se colocar à disposição para intermediar, junto ao MP, uma alternativa que possa minimizar a situação.

 

Na audiência de quinta-feira, os vereadores discutirão com o MP e com as entidades de classe, além dos servidores que comparecerem, a viabilização desse processo de forma responsável, tendo como principal foco “a situação dos diversos chefes de família que serão atingidos por essa resolução”. A audiência de Eliza foi aprovada em caráter de excepcionalidade devido a relevância e urgência do tema, com a assinatura de 12 dos 21 parlamentares da Casa.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464