Categorias: Política

ALPB aprova PB Saúde e Galdino cobra do governo melhoria nos hospitais

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), após um extensa sessão ordinária nesta quarta-feira (12), aprovou com 19 votos favoráveis, seis contra e uma abstenção, criação da Fundação PB Saúde, empresa que irá gerir os hospitais paraibanos, substituindo as Organizações Sociais, algumas alvos da Operação Calvário, que investiga supostas irregularidades em contratos com o Governo do Estado.

A matéria tramitava na Casa desde o final de 2019 e encontrou forte resistência por parte da oposição, chegando a ser derrotada na CCJ da ALPB nesta terça-feira (11), com voto contrário de representantes do G11.

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, disse que tem a consciência tranquila que a aprovação da Fundação PB Saúde foi a coisa certa a ser feita para melhorar as condições dos hospitais e dos servidores da Saúde do Estado.

No entanto, Galdino disse que a Casa de Epitácio Pessoa fez a sua parte e cabe agora ao Governo do Estado apresentar solução para os problemas na Saúde.

– Cumprimos com a nossa obrigação e eu tenho a consciência tranquila que fiz a coisa certa porque agora o governo tem a obrigação de resolver os problemas da Saúde. Fizemos a nossa parte e cabe ao governo agora agir para pagar aos funcionários, para comprar insumos e dar assistência ao povo. A Assembleia fez a sua parte. O governo que assuma a sua obrigação e vá pagar o salário dos funcionários, que está atrasado, e vá comprar insumos para que as cirurgias possam acontecer porque a saúde não pode parar e o homem público, o homem pobre da Paraíba não pode ficar esperando para receber seu salário com um ou dois meses atrasados. O cidadão tem o direito de receber em dia. E o cidadão pobre tem o direito de ter saúde de qualidade ao seu dispor – disse Galdino.

Já o líder da bancada do Governo na ALPB, o deputado Ricardo Barbosa, afirmou que a aprovação da proposta vai trazer melhorias para a população e para os servidores do setor. “A decisão da Casa significa respeito aos servidores, mães e pais de família que precisam de suas remunerações que já é pequena. Portanto, nós cumprimos o nosso papel”, ressaltou.

O texto foi aprovado por maioria em dois turnos e contou ainda com os votos dos deputados Galego Sousa, Cláudio Régis e Jane Panta, que são da bancada de oposição.

 

 

PB Agora

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026