Após imbróglio sobre colapso no transporte público em CG, Bruno convoca coletiva: “Espero que a Justiça seja respeitada”

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), vem adotando medidas para garantir a circulação dos transportes coletivos nos distritos da cidade, conforme determinação da justiça. Sobre este assunto o prefeito de Campina Bruno Cunha Lima (PSD), anuncia que vai abrir o jogo na tarde desta segunda-feira (09/05), às 15h00, onde concederá entrevista coletiva para rebater, a acusação do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), de que a PMCG não havia honrado o acordo feito entre a PMCG e empresas de subsidiar as tarifas de ônibus.

Na manhã do sábado, a Procuradoria Jurídica da STTP acionou o Tribunal de Justiça da Paraíba, para que designasse um oficial de justiça para fazer cumprir a decisão da juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, da 2a Vara da Fazenda Pública de Campina Grande. Uma equipe da STTP acompanhou o oficial de justiça na busca pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino, para que ele informe os Consórcios Santa Maria e Santa Verônica sobre a ordem judicial e as empresas, por sua vez, coloquem em funcionamento as linhas de ônibus que fazem o trajeto dos distritos.

Depois de várias tentativas frustradas de entregar a intimação pessoalmente, o dirigente foi contatado, via WhatsApp, e informado, pelo oficial de justiça, que a intimação seria entregue ao meio-dia. No horário e local marcados, porém, o dirigente também não foi localizado, o que ensejou que ele fosse intimado por meio de citação por hora certa. Desta maneira, as empresas estão legalmente obrigadas a cumprir a decisão judicial de colocar as linhas nas ruas, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00 e responder a processo criminal por desobedecer à justiça.

A entrevista ocorrerá na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande – STTP, na Rua Cazuza Barreto, na Estação Velha. O convite à imprensa para esta entrevista é bem direto e diz que “Bruno se pronuncia sobre SUPOSTO colapso no sistema de transporte coletivo PROPALADO pelo sindicato dos empresários do setor”. A ameaça foi feita, pela imprensa, pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Campina Grande, neste domingo, 8”.

Segundo o Sitrans, no mês de março a prefeitura só conseguiu pagar 0,13 centavos e não mais os 0,55 acordados previamente e no mês de abril não cumpriu o acordo anunciado em janeiro último. Ainda conforme o sindicato, diante disso e com os constantes aumentos no Diesel e seus insumos o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) anunciou, na noite da última quinta-feira (5), que iria suspender a circulação das linhas 903-B (São José da Mata), 910 (Jenipapo), 902 (Estreito -Salgadinho) e 955 (Galante) a partir deste sábado (7) pois a entidade alega que a remuneração tarifária não está cobrindo os custos da operação dos ônibus, tornando insustentável a prestação do serviço. Outro problema apontado pelas empresas foi a ação do transporte clandestino, que ocorre, segundo o Sitrans, sem que o Município adote medidas de enfrentamento. “As concessionárias sofrem cotidianamente com a concorrência ilegal, desleal e predatória, do flagrante transporte ilegal, o qual atua diuturnamente nas citadas linhas, sem qualquer tipo de fiscalização eficiente por parte do poder concedente”.

Da Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026