ANTES QUE ACONTEÇA: Daniella Ribeiro celebra assinatura de programa de combate à violência contra a mulher

Termo de cooperação envolve TJPB, Governo do Estado e PaqTcPB.

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (03) o termo de cooperação entre Tribunal de Justiça da Paraíba, Governo da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) para a implantação do programa Antes que aconteça, idealizado pela senadora Daniella Ribeiro.

O objetivo do programa, que tem orçamento inicial de R$ 315 milhões, é o de prevenir e combater a violência contra a mulher, em suas mais diversas formas. Estão previstas ações efetivas como educação nas escolas, com o intuito de envolver crianças e adolescentes no combate à violência contra a mulher desde cedo.

Daniella disse que o dia era de celebração e de luta por todas as mulheres que são vítimas de violência.

Disse ainda que o programa começa na Paraíba, mas terá dimensão nacional. Depois da Paraíba, o Rio de Janeiro será o estado a ser contemplado com o Antes que aconteça.

Assinatura

A assinatura do termo aconteceu no salão nobre do TJ-PB e contou com a presença de diversas autoridades, como prefeitos, secretários de estados, representantes de associações,
O presidente do TJ-PB, João Benedito da Silva, disse que se sentia honrado em participar desse momento tão importante para a proteção da mulher.

O governador da Paraíba, João Azevedo, também parabenizou a senadora pela ação e disse que o Governo considera de muita relevância o Antes que aconteça, com o intuito de prevenir e combater a violência.

A primeira-dama do Estado, Ana Sales Lins, disse que “é uma satisfação participar deste momento, através da atuação da senadora Daniella Ribeiro, que une esforços com o Governo do Estado, o TJ e o Parque Tecnológico, para cuidar das mulheres”.

Os impactos do feminicídio

O depoimento emocionante de Camila Mariz Ribeiro, coordenadora estadual do programa e segunda-dama da Paraíba, trouxe a reflexão sobre os impactos que o feminicídio traz nas famílias, quando uma mulher perde a vida pela violência, deixando um rastro de dor e angústia.

A diretora-técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira, destacou as ações que serão desenvolvidas no tocante à tecnologia com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher.

Objetivo é livrar mulheres da violência

O programa Antes que aconteça tem um propósito claro: salvar vidas, proteger mulheres da violência em suas mais diversas formas, desde a psicológica ao estágio final desse ciclo, que é o feminicídio. Todos os dias, no Brasil, quatro mulheres são assassinadas.

A ação prevê campanha educativa nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher através do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas.

Senadora desenvolveu programa com outras mulheres

O Antes que aconteça foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, juntamente com: a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados ; a segunda-dama da Paraíba e coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro; a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ; a advogada e jurista Luciana Lossio, ex-ministra do TSE; e a professora Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba.

 

Assessoria

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026