Categorias: Política

Análise – Rompidos, ou não, a verdade é: quem tem cargos no governo está sendo chamado ao palácio para declarar se fica com João ou RC

PUBLICIDADE

Se o rompimento político entre João Azevedo e Ricardo Coutinho será contornado, ou não, aí é com Mãe Diná… No mais, a verdade é que – há uma semana – quem deve favores ao atual governo, mas sobretudo quem tem ou ocupa cargos na administração pública, já está sendo chamado a palácio para declarar de que lado está.
Não interessa se é na administração direta ou indireta: se tem cargo de confiança ou deve favores, vai ter que declarar se continua do apoiando Ricardo Coutinho (e perde o cargo), ou opta por João Azevedo (mantendo o cargo).

O trufo e paus… E tem sido assim sempre, infelizmente. Ninguém está inventando novidades. Este procedimento é recorrente na vida pública brasileira. O bom será que um dia a administração pública deixe de ser moeda e troca política. Mas não será enquanto não houver uma reforma profunda no sistema. Mas, acordemos e vamos à realidade…

Esta realidade é uma só: você tem cargo no governo? Se apoiar João, fica; se apoiar Ricardo, cairá fora. O mundo não desmoronou por completo e, portanto, ainda lhe resta uma esperança: a de que algum anjo iluminado desça dos céus e promova a reconciliação entre o governador e o ex. Afora isso, prepare-se para se definir, optar, perder ou manter o que tem…

E dizem que já tem gente querendo ser esperta demais: rolam ti-ti-tis de que tem figura prontas para declarar apoio a Ricardo Coutinho, mas querendo deixar seus “laranjinhas” infiltrados na máquina administrativa. Vai esperando… Nesse jogo não tem idiota. Se for o caso, saem os ditos-cujos e toda a sua “reca”. E este é o por tipo, porque não merece a confiança de lado nenhum…

Diálogo, mas…

Nos bastidores da política todos falam que o diálogo é a grande saída para evitar um rompimento de Ricardo Coutinho com João Azevedo. Desde os mais alinhados com o Palácio da Redenção, aos mais fiéis seguidores de Coutinho, todos são unanimidade em que a situação será contornada desde que se “construa uma via de diálogo”.
O que não se vê, entretanto, é alguém efetivamente se prestando a promover este diálogo. Até parece que está todo mundo querendo mesmo é ver o circo pegar fogo.
Tem jeito?!

Eu diria que, numa escala de 0 a 10, a probabilidade do rompimento não se consolidar é de 0,05.

Pode ser contornado?! Pode, sim. Mas é apenas uma possibilidade remota, dadas as proporções que os fatos assumiram.

Preocupados
Quem estaria mais preocupado com tudo isso? Eu diria dois extremos: numa ponta, aqueles que não se preocupam com nada, a não ser com suas boquinhas na máquina pública; na outra, os paraibanos que têm compromissos com o futuro deste Estado, que votaram num projeto em que teria a marca da competência, da união e da continuação.

 

Wellington Farias 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024

Sob alerta do Inmet, JP registra média de 41,2 mm de chuva nesse início de semana

Apesar da média de 41,2 mm de chuvas nas últimas 24 horas – até as…

30 de abril de 2024

Confira como os deputados paraibanos votaram pedido para acelerar votação de projeto que criminaliza MST e MTST

Por 293 votos a favor e 111 contra (, o Plenário da Câmara dos Deputados…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Prazo para tirar título eleitoral termina no próximo dia 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024