Categorias: Política

Análise – RC continua líder: a simples notícia de que vai conceder entrevista virou manchete em tudo que é veículo

Apesar de tudo, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), continua politicamente vivíssimo. Mais que isso: não perdeu o protagonismo no cenário da política paraibana, e continua uma liderança forte; um “fantasma” que assombra tudo quanto é adversário.

Senão vejamos: o simples fato de Ricardo Coutinho haver concordado em conceder uma entrevista ao jornalista Antônio Malvino, na Rádio Sanhauá (AM 1280), nesta sexta-feira 13 (isso é cabalístico), virou manchete e comentários em tudo que é rádio, jornal, portais, facebook, Instagram etc e tal. Até os contrários se curvaram ao fato político mais relevante da semana em curso.

Da mesma forma que não se joga pedra em fruta podre, também não se noticia – muito menos com tamanho alarde – fatos e personagens irrelevantes. A irrelevância não tem apelo jornalístico e, portanto, o seu destino é a lixeira da redação, como a minha geração dizia sobre os releases (como eles hoje ocupam generosos espaços, sem sofrer nem um copi!..).

Cerco fechado
É notório que os espaços na quase totalidade da mídia paraibana estão deliberadamente fechados para entrevistas com o ex-governador Ricardo Coutinho, sobretudo presenciais. Há um ranço e um evidente espírito de vingança que separam Ricardo Coutinho dos grandes, médios e pequenos veículos de comunicação, e até de algumas instituições…

Detalhe: desta vez, os veículos abriram manchetes sobre a entrevista pautada pela Sanhauá, porque não tinham como esconder o fato jornalístico da semana, que desperta interesse total, sobretudo naqueles que gravitam no universo político paraibano, de Cabedelo a Cachoeira dos Índios.

Em tempo: com honrosas exceções (Os Intrometidos e o Paraíba RádioBlog, por exemplo), quase todo o resto nunca teve coragem de mostrar os caninos para Ricardo Coutinho enquanto ele estava no exercício de algum mandato. Essa coragem é recente…

Pois bem: Coube ao veterano Antônio Malvino quebrar essa corrente-da-má-vontade contra Ricardo Coutinho lhe oferecendo os microfones para falar o que lhe vier na telha. E anotem ai: será a maior audiência que a Rádio Sanhauá terá registrado em toda a sua história. E mais: se o simples anúncio de que a entrevista aconteceria foi manchete em tudo quando é lugar, imagine o estardalhaço que provavelmente será a sua repercussão.

O povo quer saber
Desde a quarta-feira passada, o que mais se questiona nos círculos da política paraibana é: o que será que o Mago vai dizer?

Não se sabe, ainda, se durante a entrevista terá microfone aberto para a participação dos ouvintes. Escuta-se falar, na surdina, que os adversários do ex-governador, prevenidos que só eles, já arregimentam militantes para, num eventual fala-povo, detonar o entrevistado com comentários e perguntas capazes de constrangê-lo.

Nilvan vem ai!
Na mesma sexta-feira 13, o MDB fará uma grande recepção ao seu novo filiado, o radialista Nilvan Ferreira, cajazeirense da gema e âncora do mais ouvido e festejado programa de rádio da Paraíba, o Correio Debate.

Nilvan já está em notória pré-campanha para prefeito de João Pessoa, com estratégicas visitas aos bairros de da Capital. A princípio, esperava-se que ele (conforme dava demonstrações) se filiasse ao PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

De repente, o radialista deu uma guinada e está indo parar nas hostes emedebistas, com ficha de filiação que deve ser abonada pelo comandante-em-chefe do partido, o senador José Maranhão.

À boca miúda, corre nos bastidores da política a informação de que a ida de Nilvan para o MDB decorre de uma simples “sugestão” do empresário Roberto Cavalcanti, dono do Sistema Correio.

Pode não ser, mas faz todo sentido. Afinal, o Doutor Roberto sempre manteve uma relação muito próxima do MDB e, de modo especial, de José Maranhão.

Vacância
Já nos meios jornalísticos a pergunta que se começa a fazer é: quem irá substituir Nilvan Ferreira na cadeira número 1 do imbatível Correio Debate, quando ele tiver que deixar o programa por força da lei, para concorrer à PMJP?

Ninguém é insubstituível, mas convenhamos: profissionais com o perfil de âncora do Correio Debate, tem muito poucos nessa terrinha de meu Deus.

Vai dar trabalho pra encontrar substituto.

Em tempo
O portal PB Agora não se insere na lista dos veículos que fecharam espaços para o ex-governador. A propósito, convém lembrar que foi aqui, nesta coluna, que foi publicada a entrevista de RC, marco do rompimento declarado dele com o governador João Azevêdo. Ricardo Coutinho também havia concordado com a proposta deste colunista para conceder outra entrevista exclusiva. A entrevista deveria acontecer imediatamente após a decisão da Justiça de mantê-lo solto. O colunista, porém, foi submetido a uma cirurgia na bexiga, o que inviabilizou o combinado.

 

Wellington Farias
PB Agora

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026