Categorias: Política

Análise: Podemos pode crescer bancada de forma surpreendente caso João migre para a sigla

Existem estudiosos que defendem a “teoria da história Cíclica”. Na prática ela se dá com as forças humanas mais relevantes que acabam interferindo a ação humana a seguir uma ciclicidade.

Entre essas forças estão a religião, a espiritualismo, a política, a ciência, a filosofia, a curiosidade e a criatividade. Mas há um desacerto em tal teoria.

Um exemplo prático: se alguém trabalhar duro o bastante pode até ser que consiga alterar a história, para melhor ou para pior, daí vir o “teoria linear da História”.

Agora alguém deve estar se perguntando o motivo de tocar nessas teorias. Bem, forças internas e externas vêem trabalhando para que algo similar ao ano de 2012 se repita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Mas note, leitor. Similar, não igual. Não cíclico. E nessa observação, vejo que, após a saída do governador João Azevêdo das hostes do (PSB), aquele agente político que tiver condição legal para deixar a sigla que está atualmente filiado, assim fará. Será uma espécie de revoada eleitoral

E aqui falo, de forma evidente, dos que compõem a base aliada de Azevêdo. Em tempo, mudanças também ocorrerão naqueles que ocupam cargos de vereador e prefeito. E por último, a “revoada” pode atingir Brasília.

O senador Veneziano Vital Filho já expressou tal certeza. E nesses fatos ocorrendo (e correndo) de forma rápida, o socialista veio com uma carta na manga retirada com maestria. Ele lembrou que o Podemos está de portas abertas para receber João Azevêdo.

Detalhe: a esposa de Veneziano, a secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado, Ana Cláudia Vital do Rego, está filiada à legenda na condição de vice-presidente estadual da sigla e como pré-candidata a prefeita de Campina Grande.

E, numa hipótese plausível, caso o chefe do Executivo paraibano migre para o Podemos, a sigla ficará poderosa. Lembra de 2012, que citei no início do texto? O aconteceu naquele ano?

Pergunto e respondo: o início do desgaste político do então presidente da (ALPB), Ricardo Marcelo, que à época era filiado ao PSDB, acabou deixando o ninho tucano para os braços do Partido Ecológico Nacional (PEN).

Resultado: com ele outros colegas de Casa também migraram, numa debandada que pegou muitos líderes partidários de surpresa. Além de Ricardo Marcelo foram para o PEN os seguintes deputados: João Gonçalves (ex-PSDB), Edmilson Soares (PSB), Branco Mendes e Zé Aldemir (Dem), o licenciado Aníbal Marcolino
e o suplente na titularidade Mikika Leitão (PSL), Janduhy Carneiro (PPS) e Toinho do Sopão (PTN).

E para fechar o texto, nada impede que um deputado federal do
PDT ou DEM peça licença do cargo a fim de prestigiar a secretária Ana Cláudia Vital do Rego, primeira suplente da sua coligação. Além da própria filiação do seu esposo, senador Veneziano Vital ao Podemos.

E o Podemos tem tudo para assumir o poder. Agora é aguardar adecisão de João Azevêdo.

 

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026