Categorias: Política

Análise: imprensa hostilizada e a força de Cícero Lucena e Ricardo Coutinho a prefeito de JP

É preciso entender que, ao citar determinadas pessoas, siglas partidárias ou todo um cenário hipotético da política interna ou externa, o jornalista não está necessariamente contra ou favorável a “A” ou “B”. Nós fazemos nossa função. Como um médico, engenheiro, pintor ou gari. Vivemos e sobrevivemos da notícia. Do que estudamos e aprendemos. Do nosso conhecimento de mundo. É claro que na Terra, pelo menos neste planeta, não há imparcialidade absoluta, muito menos a verdade para todos. Somos diferentes. Ímpares. Não há uma conjugação unânime. E os que pensam diferentes, lamento, somos seres humanos. Não papagaios para repetir frases de outros.

Outras profissões seguem o seu ofício. Um médico, por exemplo, jamais vai perguntar algo que fuja do que foi preparado. E não há lógica colocar o todo em uma lata de lixo pelo simples fato que existem exceções para “desonrar” qualquer profissão.

Agora o leitor vai indagar o motivo do preâmbulo real, não defensivo. E respondo: houve uma “demonização” nos últimos tempos contra nossa categoria. E entendo e até explico: tudo parte de uma polarização irracional que vem levando o Brasil à fossa séptica.

Mas aqui estou. Eu e outros tantos colegas no país a buscarem levar com a menor “gravidade” do cosmos notícias e análises verdadeiras. Somos jornalistas, não produzimos fake news, exceto um ou outro que recebe bem das altas castas em dias atuais ou em tempos pretéritos.

E nessa lógica da ética kantiana vou afirmar que, independente da Operação Calvário, o nome do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), perdeu força, mas está longe de ser ele um derrotado.

E não vou entrar nos acessos estreitos ou largos da Operação Calvário, que o apontam como o grande chefe da organização criminosa (Ocrim) socialista. Fato bastante conhecido dos paraibanos que não preciso colocar em detalhes sobre a mesa de bilhar, afinal, todos ou quase todos que se interessam pela política local entendem os movimentos do Ministério Público da Paraíba, Justiça em Primeiro Grau e os recursos jurídicos formatados pela defesa do ex-governador em instâncias superiores do jurídico brasileiro.

Digo, apenas, que ele continua com uma força política surpreendente. Apesar de tudo que aconteceu contra sua pessoa. Ele figura como o mais votado a prefeito em João Pessoa nas eleições deste ano, baseando-se na enquete formulada pela rádio Arapuan FM, que decidiu formular um questionamento para 100 ouvintes, a fim de saber a opinião do pessoense com relação à disputa a chefe do Executivo municipal da Capital.

Ricardo Coutinho recebeu 25 votos. A outra, digamos, verdade já anunciada vem do ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, hoje vinculado às hostes do (PP). Por sua simplicidade , recebeu a alcunha de “Caboclinho” ou “Caboquim” quando esteve à frente da gestão da Capital das Acácias. Fez muito, pelo que me lembro.

E nesse contexto, pode-se fazer uma leitura óbvia: os mais “antigos” lembram da gestão de Cícero. Então, é de supor que, após duas décadas ou mais longe do cenário político, tenha recebido 23 votos. Apenas dois a menos que Coutinho.

Por fim, faz-se evidente que outros foram bem lembrados, mas as considerações da coluna de hoje recaem, de forma surpreendente, à preferência de votos em João Pessoa, observando, sempre, a sobriedade do que escrevo. E digo: sempre com ética!

 

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026