Categorias: Política

Análise: Galdino, João Azevêdo e Cícero e as revelações que apontam para uma eleição inusitada em JP

PUBLICIDADE

Winston Churchill, Primeiro-Ministro da Inglaterra, assumiu tal o posto após a invasão da Polônia, em 1939, pelas forças de Hitler, e em seguida a França também cair nas mãos nazistas. Foi nesse momento que o líder inglês declarou guerra à Alemanha com total apoio dos seus patrícios. Por sua bravura, tenacidade e grande conhecimento militar, foi peça fundamental para derrotar o chamado Eixo.

Tratava-se de uma aliança militar envolvendo Alemanha, Itália e Japão. E na sua sapiência, diz a história, que em um ataque aéreo implementado pela temida Luftwaffe, Força Aérea Alemã, à cidade de Londres, Churchill se manteve calmo para minimizar o pavor dos que estavam ao seu lado com uma simples e inteligente frase: “É bom ter livros de citações. Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos”.

E nesse mundo complexo, é preciso ter bons pensamentos, inclusive na política. E foi exatamente isso que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, entendeu. É necessário ter autocontrole e, na hora certa, usar a diplomacia para evitar a guerra.
Prova disso, na tarde desta quinta-feira (13), em entrevista à Rádio Arapuan FM, Galdino disse que o governador João Azevêdo (Cidadania) tem uma leve tendência em apoiar o ex-senador Cícero Lucena (PP) a prefeito de João Pessoa.

Mas note bem, leitor, a sutiliza das palavras do parlamentar e como elas convergem aos “bons pensamentos” ditos por Churchill. Falou o presidente da ALPB em tom sereno para não magoar pré-candidatos aliados seus e do governador à prefeitura da Capital. Deixou uma dúvida no ar muito bem construída.

“O governador João Azevêdo não precisa de conselho não. Aprendeu muito rápido, é um técnico que aprendeu a fazer política com muita rapidez. Essa decisão já está na cabeça dele. Ele já tem o caminho que vai trilhar, ele só não me disse ainda. Da última vez que estive com ele eu senti uma leve tendência, não sei nem se posso dizer isso, mas já que comecei vou terminar, eu senti uma leve tendência dele em apoiar Cícero Lucena, ou algum candidato da base que tivesse viabilidade política” declarou.

Em termos práticos, Galdino especulou. Mas uma especulação vinda de uma força política como a dele, o mundo “ferve”. Não comprometeu o governador, os aliados de ambos que pretendem disputar o pleito de João Pessoa, colocou um leve sorriso no rosto de Cícero Lucena utilizando, como disse antes, o autocontrole e os bons pensamentos, causando estrago considerável à oposição.

Felipe Leitão definirá quem o Avante irá apoiar a prefeito da Capital, sigla que a esposa de Galdino é presidente Estadual

Não é segredo para ninguém. O deputado estadual Felipe Leitão (Avante), que assumiu na quarta-feira (12) a vice-presidência da Assembleia Estadual da Paraíba (ALPB), definirá o nome que a sua sigla apoiará a prefeito de João Pessoa.

Em contato com a Coluna na tarde desta quinta-feira (13), ele lembrou que a maior força política na Câmara Municipal de João Pessoa é o Avante, por ter seis vereadores, além de cinco deputados estaduais, consolidando a agremiação como uma das mais fortes na Paraíba.

E o qual a importância desse fato, pode perguntar o leitor? Bem: a esposa de Adriano Galdino, Eliane Galdino assumiu o Diretório Estadual do partido, até seu esposo encontrar uma forma jurídica para sair do PSB e migrar para o Avante e assumir o comando da legenda.

E nessa paquera entre as forças políticas antagônicas principalmente ao ex-governador Ricardo Coutinho, estando aí o próprio Azevêdo, o ex-deputado estadual Raoni Mendes (DEM), o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), o vereador licenciado João Almeida (Solidariedade) e Cícero Lucena, todos pré-candidatos a prefeito da Capital, o peso eleitoral do Avante é altíssimo em João Pessoa.

E sem sobra de dúvidas, as águas vão rolar, e quando o martelo for batido, terá maior força que o deus nórdico Thor (aquele que controla os trovões e batalhas) com seu martelo de nome Mjolnir. É hoje o Avante a noiva do ano.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE-PB investiga prefeita de Juru por abastecer veículos que foram leiloados no ano de 2023

A prefeita de Juru, Solange Félix, está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Estado…

7 de maio de 2024

Opinião: Dois Brazis!

Um Brasil ofegante, que vem há duas semanas tentando escapar de uma catástrofe que bem…

7 de maio de 2024

ALPB concede título de cidadão paraibano ao jornalista Danilo Alves

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (7), sessão especial para conceder o…

7 de maio de 2024

Imagineland projeta a Paraíba nos telões da Times Square, em Nova York

O anúncio de uma nova atração internacional do Imagineland, evento que tem o apoio do…

7 de maio de 2024

Frota de carros elétricos na Paraíba cresce 163% no primeiro trimestre de 2024

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre…

7 de maio de 2024

Cartaxo diz que posicionamento do PT sobre o processo eleitoral de 2024 sai até sexta e garante: “Teremos candidatura própria”

O deputado estadual e potencial candidato à Prefeitura de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), declarou…

7 de maio de 2024