A Paraíba o tempo todo  |

Análise: Galdino, João Azevêdo e Cícero e as revelações que apontam para uma eleição inusitada em JP

Winston Churchill, Primeiro-Ministro da Inglaterra, assumiu tal o posto após a invasão da Polônia, em 1939, pelas forças de Hitler, e em seguida a França também cair nas mãos nazistas. Foi nesse momento que o líder inglês declarou guerra à Alemanha com total apoio dos seus patrícios. Por sua bravura, tenacidade e grande conhecimento militar, foi peça fundamental para derrotar o chamado Eixo.

Tratava-se de uma aliança militar envolvendo Alemanha, Itália e Japão. E na sua sapiência, diz a história, que em um ataque aéreo implementado pela temida Luftwaffe, Força Aérea Alemã, à cidade de Londres, Churchill se manteve calmo para minimizar o pavor dos que estavam ao seu lado com uma simples e inteligente frase: “É bom ter livros de citações. Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos”.

E nesse mundo complexo, é preciso ter bons pensamentos, inclusive na política. E foi exatamente isso que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, entendeu. É necessário ter autocontrole e, na hora certa, usar a diplomacia para evitar a guerra.
Prova disso, na tarde desta quinta-feira (13), em entrevista à Rádio Arapuan FM, Galdino disse que o governador João Azevêdo (Cidadania) tem uma leve tendência em apoiar o ex-senador Cícero Lucena (PP) a prefeito de João Pessoa.

Mas note bem, leitor, a sutiliza das palavras do parlamentar e como elas convergem aos “bons pensamentos” ditos por Churchill. Falou o presidente da ALPB em tom sereno para não magoar pré-candidatos aliados seus e do governador à prefeitura da Capital. Deixou uma dúvida no ar muito bem construída.

“O governador João Azevêdo não precisa de conselho não. Aprendeu muito rápido, é um técnico que aprendeu a fazer política com muita rapidez. Essa decisão já está na cabeça dele. Ele já tem o caminho que vai trilhar, ele só não me disse ainda. Da última vez que estive com ele eu senti uma leve tendência, não sei nem se posso dizer isso, mas já que comecei vou terminar, eu senti uma leve tendência dele em apoiar Cícero Lucena, ou algum candidato da base que tivesse viabilidade política” declarou.

Em termos práticos, Galdino especulou. Mas uma especulação vinda de uma força política como a dele, o mundo “ferve”. Não comprometeu o governador, os aliados de ambos que pretendem disputar o pleito de João Pessoa, colocou um leve sorriso no rosto de Cícero Lucena utilizando, como disse antes, o autocontrole e os bons pensamentos, causando estrago considerável à oposição.

Felipe Leitão definirá quem o Avante irá apoiar a prefeito da Capital, sigla que a esposa de Galdino é presidente Estadual

Não é segredo para ninguém. O deputado estadual Felipe Leitão (Avante), que assumiu na quarta-feira (12) a vice-presidência da Assembleia Estadual da Paraíba (ALPB), definirá o nome que a sua sigla apoiará a prefeito de João Pessoa.

Em contato com a Coluna na tarde desta quinta-feira (13), ele lembrou que a maior força política na Câmara Municipal de João Pessoa é o Avante, por ter seis vereadores, além de cinco deputados estaduais, consolidando a agremiação como uma das mais fortes na Paraíba.

E o qual a importância desse fato, pode perguntar o leitor? Bem: a esposa de Adriano Galdino, Eliane Galdino assumiu o Diretório Estadual do partido, até seu esposo encontrar uma forma jurídica para sair do PSB e migrar para o Avante e assumir o comando da legenda.

E nessa paquera entre as forças políticas antagônicas principalmente ao ex-governador Ricardo Coutinho, estando aí o próprio Azevêdo, o ex-deputado estadual Raoni Mendes (DEM), o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), o vereador licenciado João Almeida (Solidariedade) e Cícero Lucena, todos pré-candidatos a prefeito da Capital, o peso eleitoral do Avante é altíssimo em João Pessoa.

E sem sobra de dúvidas, as águas vão rolar, e quando o martelo for batido, terá maior força que o deus nórdico Thor (aquele que controla os trovões e batalhas) com seu martelo de nome Mjolnir. É hoje o Avante a noiva do ano.

Eliabe Castor
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe