Categorias: Política

Análise: em vias de rompimento, agora, João e RC poderão estar juntos em 2020

Antes, preciso fazer um registro: a propósito do que escrevemos há dois dias, intitulado “Bandidos desmoralizam o projeto Acesso Seguro, do Tribunal de Justiça”, sobre o fato ocorrido em Alagoa Grande, onde o juiz José Jackson e um vigilante foram rendidos por marginais, o jornalista Lenilson Guedes, da Assessoria de Comunicação do TJPB, ligou para o colunista para esclarecer que, o episódio, em si, não desmoralizaria o projeto, porque este ainda não foi instalado, na comarca onde o fato aconteceu.
Agora, vamos ao que interessa:

Não se admirem se, o quanto antes, a cria se reencontrar com o criador. Exatamente: João Azevêdo e Ricardo Coutinho ainda poderão se reencontrar, talvez até num futuro bem próximo. Em 2020, quem sabe. Vai depender muito da conjuntura e de como as peças do xadrez político vão se movimentar daqui pra frente.

A possibilidade de um reencontro político do governador João Azevêdo com o seu antecessor Ricardo Coutinho faz sentido na medida em que os dois comungam da mesma ideologia; têm origens partidárias semelhantes e, acima de tudo, são oriundos de um mesmo projeto político e de poder.

Que o governador Azevêdo não ficará mais no PSB de Ricardo Coutinho, disso ai ninguém mais tem a menor dúvida. Não há clima, neste momento, para uma convivência partidária. Mas Azevêdo já antecipou que, mudando de partido, irá para um de perfil de centro-esquerda. Direita, nem pensar. Certo ele, porque seria um suicídio e uma traição àqueles que nele votaram.

E se…

Pois bem: 2020 será um ano eleitoral e vai ter disputa pela Prefeitura de João Pessoa. Ricardo Coutinho provavelmente disputará a sucessão do prefeito Luciano Cartaxo. Agora, imaginemos, que o cenário em que, seja em primeiro ou segundo turno, a disputa esteja polarizada entre um candidato de perfil de direita ou extrema-direita e um de centro até a extrema-esquerda. De que lado estarão João Azevedo e Ricardo Coutinho?

E a oposição, ó…

A incompetência da oposição na Paraíba está muito bem retratada na lavagem que levou nas eleições passadas, e tende a se confirmar agora. Na disputa pela sucessão do prefeito Luciano Cartaxo, não se ventila um nome sequer com a mínima densidade eleitoral. Oposição em relação ao Governo Estadual, mas situação quanto à gestão de Cartaxo.

O deputado Adriano Galdino ta certo: se RC entrar no páreo, não sobra pra ninguém. Se ele ficar fora, vai ser uma turma de anões disputando.
Em suma: só tem cacareco se insinuando.

Tem que pegá-lo

Nos meios políticos, jornalísticos e outros ísticos, existe um consenso: se não se condenar ou se prende Ricardo Coutinho, ele voltará à Prefeitura de João Pessoa.
Portanto, mãos à obra…

Tom & Jerry

E se Ricardo e João estiverem brincando de gato e rado?! Ainda tem gente que acredita neste desenho animado.

Eu não acredito.

 

Wellington Farias

PB Agora

Últimas notícias

Número de acidentes em rodovias federais na Paraíba aumenta em 2025, aponta PRF

Os dados são preocupantes. O número de acidentes em rodovias federais na Paraíba aumentou 3%…

10 de fevereiro de 2026

Tribunal de Justiça da Paraíba vai julgar habeas corpus do influenciador nesta terça-feira

Um dia decisivo. O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai julgar um habeas corpus…

10 de fevereiro de 2026

Secretário de Estado da Saúde minimiza crise com Jhony e destaca: “Estamos aqui à disposição para continuar esse trabalho”

Em entrevista ontem (09), à imprensa paraibana, o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis,…

10 de fevereiro de 2026

Ministério Público da Paraíba ajuíza ação para paralisar obras em área da Falésia do Gramame

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela…

10 de fevereiro de 2026

Homem é assassinado a tiros na praia de Tambaú, em João Pessoa

Um homem de 54 anos foi assassinado a tiros na manhã da última segunda-feira (9),…

10 de fevereiro de 2026

Veja como vai funcionar os bancos durante o período do carnaval

Durante os dias 16 e 17 de fevereiro haverá ponto facultativo na administração pública federal,…

10 de fevereiro de 2026