Categorias: Política

Análise: em JP, a política grita ‘eu sou de todo mundo’; e os políticos respondem ‘e todo mundo é meu também’

PUBLICIDADE

Para justificar as possíveis alianças, antes inimagináveis, políticos paraibanos se preparam para adotar a política do vale tudo nas eleições municipais, sobretudo, em João Pessoa, Capital da Paraíba, esquecendo mágoas e enterrando críticas, muitas delas ácidas.

Apostam na memória curta do eleitor como estratégia.

A política se incorpora à letra da música do grupo Tribalistas intitulada ‘Já sei namorar’, que, em um dos seus trechos diz que não é de ninguém e que em outro responde que – todo mundo é seu também.

É nessa melodia que os ainda indefinidos correm contra o tempo para costurar alianças e acordos para o pleito que se avizinha. Nessa tônica o prefeito Luciano Cartaxo (PV) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) entram no centro das atenções.

Adversários nos últimos oito anos, os dois acenam para uma reconciliação, a estilo de namorados brigados que, após um período de distanciamento, curadas as mágoas, podem arriscar um reencontro.

Não por livre arbítrio, mas por falta de opção.

BRIGA DE EGOS

A dificuldade da aliança, no entanto, gira em torno da cabeça de chapa. É difícil para Cartaxo abdicar de Edilma Freire (PV) como indicada para sucessão. Já para Ricardo, é difícil trocar o papel de protagonista para ocupar o espaço de coadjuvante.

CONTAGEM REGRESSIVA

Os dois têm apenas 13 dias, contados a partir de hoje, para definir se marcharão juntos ou se decolarão em voo solo nas eleições 2020. Juntos, praticamente cavam uma vaga no segundo turno, separados, correm o risco de estar seguindo para uma missão suicida.

 

MESMA TRAJETÓRIA

Nas afinidades, os dois (Cartaxo e Ricardo), trazem entre si uma trajetória semelhante. Ambos foram vereador, ambos foram prefeito de João Pessoa, ambos foram deputados estaduais e ambos chefiaram o Governo do Estado. Ricardo na condição de governador, e Cartaxo como vice.

 

VICE

Vale lembrar que a situação do PSB é mais confortável que a do PV. Isso porque se for para o PSB encarar a vaga de vice, Ricardo tem a opção de se alinhar ao PT, com a pré-candidatura de Anísio Maia, e assim, pode eliminar de vez as chances de Cartaxo sequer passar para o segundo turno.

FOTOMONTAGEM

Repercutiu na mídia nacional, mais precisamente no site O Globo, a fotomongatem do deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, Walber Virgolino (Patriotas), ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a imprensa, apesar de o deputado não contar, pelo menos publicamente, com o apoio do presidente, ele massifica a fotografia nas redes sociais para colar sua imagem a onda Jair que elegeu vários apoiadores nas eleições de 2018.

DOBRADINHA

A dobradinha vitoriosa entre PSL e PRTB que elegeu com expressiva votação o presidente Jair Bolsonaro e o vice General Mourão em 2018 será replicada em 2020 na disputa pela prefeitura de Campina Grande. A cidade, aliás, foi a única na Paraíba onde a chapa saiu vitoriosa no pleito passado. Arthur Bolinha do PSL ganhou nesta quinta-feira (03) o apoio do partido, sacramentado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

POLARIZAÇÃO

Para Artur Bolinha, a polarização entre Vital do Rêgo e Cunha Lima em Campina Grande será quebrada nestas eleições. “Não tenho dúvidas que a resposta virá nestas eleições, colocando a gente no segundo turno”, disse.

PSL E CIDADANIA JUNTOS

 

É difícil imaginar PSL e Cidadania juntos em um mesmo palanque quando o assunto é a disputa pela prefeitura de João Pessoa. O presidente da sigla, deputado Julian Lemos (PSL) já demonstrou que não tem nenhuma afinidade com o Progressistas da família Ribeiro e tampouco intenção de figurar no mesmo palanque. Por enquanto, na Capital, a sigla mantém candidatura própria.

Mas, em Cajazeiras, o cenário é diferente. Nesta quinta-feira (03), após uma articulação do deputado estadual Júnior Araújo, do Avante, PSL e Cidadania fecharam parceria e o partido de Julian pode, inclusive, ocupar a vice na chapa pré-candidata Denise Albuquerque, do Cidadania.

E A POLÍTICA CANTA

Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024