A Paraíba o tempo todo  |

Análise: em JP, a política grita ‘eu sou de todo mundo’; e os políticos respondem ‘e todo mundo é meu também’

Para justificar as possíveis alianças, antes inimagináveis, políticos paraibanos se preparam para adotar a política do vale tudo nas eleições municipais, sobretudo, em João Pessoa, Capital da Paraíba, esquecendo mágoas e enterrando críticas, muitas delas ácidas.

Apostam na memória curta do eleitor como estratégia.

A política se incorpora à letra da música do grupo Tribalistas intitulada ‘Já sei namorar’, que, em um dos seus trechos diz que não é de ninguém e que em outro responde que – todo mundo é seu também.

É nessa melodia que os ainda indefinidos correm contra o tempo para costurar alianças e acordos para o pleito que se avizinha. Nessa tônica o prefeito Luciano Cartaxo (PV) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) entram no centro das atenções.

Adversários nos últimos oito anos, os dois acenam para uma reconciliação, a estilo de namorados brigados que, após um período de distanciamento, curadas as mágoas, podem arriscar um reencontro.

Não por livre arbítrio, mas por falta de opção.

BRIGA DE EGOS

A dificuldade da aliança, no entanto, gira em torno da cabeça de chapa. É difícil para Cartaxo abdicar de Edilma Freire (PV) como indicada para sucessão. Já para Ricardo, é difícil trocar o papel de protagonista para ocupar o espaço de coadjuvante.

CONTAGEM REGRESSIVA

Os dois têm apenas 13 dias, contados a partir de hoje, para definir se marcharão juntos ou se decolarão em voo solo nas eleições 2020. Juntos, praticamente cavam uma vaga no segundo turno, separados, correm o risco de estar seguindo para uma missão suicida.

 

MESMA TRAJETÓRIA

Nas afinidades, os dois (Cartaxo e Ricardo), trazem entre si uma trajetória semelhante. Ambos foram vereador, ambos foram prefeito de João Pessoa, ambos foram deputados estaduais e ambos chefiaram o Governo do Estado. Ricardo na condição de governador, e Cartaxo como vice.

 

VICE

Vale lembrar que a situação do PSB é mais confortável que a do PV. Isso porque se for para o PSB encarar a vaga de vice, Ricardo tem a opção de se alinhar ao PT, com a pré-candidatura de Anísio Maia, e assim, pode eliminar de vez as chances de Cartaxo sequer passar para o segundo turno.

FOTOMONTAGEM

Repercutiu na mídia nacional, mais precisamente no site O Globo, a fotomongatem do deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, Walber Virgolino (Patriotas), ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a imprensa, apesar de o deputado não contar, pelo menos publicamente, com o apoio do presidente, ele massifica a fotografia nas redes sociais para colar sua imagem a onda Jair que elegeu vários apoiadores nas eleições de 2018.

DOBRADINHA

A dobradinha vitoriosa entre PSL e PRTB que elegeu com expressiva votação o presidente Jair Bolsonaro e o vice General Mourão em 2018 será replicada em 2020 na disputa pela prefeitura de Campina Grande. A cidade, aliás, foi a única na Paraíba onde a chapa saiu vitoriosa no pleito passado. Arthur Bolinha do PSL ganhou nesta quinta-feira (03) o apoio do partido, sacramentado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

POLARIZAÇÃO

Para Artur Bolinha, a polarização entre Vital do Rêgo e Cunha Lima em Campina Grande será quebrada nestas eleições. “Não tenho dúvidas que a resposta virá nestas eleições, colocando a gente no segundo turno”, disse.

PSL E CIDADANIA JUNTOS

 

É difícil imaginar PSL e Cidadania juntos em um mesmo palanque quando o assunto é a disputa pela prefeitura de João Pessoa. O presidente da sigla, deputado Julian Lemos (PSL) já demonstrou que não tem nenhuma afinidade com o Progressistas da família Ribeiro e tampouco intenção de figurar no mesmo palanque. Por enquanto, na Capital, a sigla mantém candidatura própria.

Mas, em Cajazeiras, o cenário é diferente. Nesta quinta-feira (03), após uma articulação do deputado estadual Júnior Araújo, do Avante, PSL e Cidadania fecharam parceria e o partido de Julian pode, inclusive, ocupar a vice na chapa pré-candidata Denise Albuquerque, do Cidadania.

E A POLÍTICA CANTA

Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também

Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe