Categorias: Política

Análise: E se Ricardo Coutinho for preso novamente?

PUBLICIDADE

Essa pergunta incomoda seus aliados, e alegra outros que não comungam com ações e postura política adotadas pelo socialista no passado. E muito além da indagação, a situação do ex-governador é delicada, havendo a possibilidade de ser agravada caso confirmada as acusações que pesam contra ele. Não é preciso ser um jurista para entender que a pena será extensa, um ferimento de morte para suas aspirações futuras enquanto pessoa pública e um declínio como cidadão.

Além de ser o fim da linha para Coutinho enquanto paladino da moralidade, a esquerda da Paraíba, principalmente o PSB, agremiação a qual o ex-governador é filiado, ficará sem um “norte magnético” por um considerável tempo, havendo a chance concreta de antigas oligarquias políticas retornarem ao poder. Porém, existe a figura do governador João Azevêdo (sem partido) que pode estancar esse retorno.

O fato é que dizer com a mais pura convicção que o “Jardim Girassol” foi por completo atingido pela Operação Calvário, sendo impossível a redenção de alguns é algo precipitado, pois haverá o direito da ampla defesa dos citados. No entanto, mesmo havendo a absolvição do próprio Ricardo Coutinho, sua imagem já foi desgastada, não havendo a possibilidade de ser ele o líder político que um dia foi.

E nesse compasso ou descompasso, todas as atenções estão sobre a figura da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Está em suas mãos o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a revisão do habeas corpus que livrou da prisão de Coutinho.

Ele foi solto no dia 21 de dezembro após a concessão de habeas corpus feita pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do (STJ), fato que gerou muita controvérsia jurídica e crítica dos seus próprios colegas.

Faltaram nomes na coluna de ontem

A coluna de ontem citou vários pré-candidatos a prefeito de João Pessoa. Contudo, por um lapso esqueceu de citar os nomes dos deputados federais Gervásio Filho (PSB) e Ruy Carneiro (PSDB). Ainda na lista figura o deputado estadual Felipe Leitão (DEM), mas que deve migrar para o Avante e o PC do B, que ainda não definiu seu postulante.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024