Categorias: Política

Análise: E se Ricardo Coutinho for preso novamente?

Essa pergunta incomoda seus aliados, e alegra outros que não comungam com ações e postura política adotadas pelo socialista no passado. E muito além da indagação, a situação do ex-governador é delicada, havendo a possibilidade de ser agravada caso confirmada as acusações que pesam contra ele. Não é preciso ser um jurista para entender que a pena será extensa, um ferimento de morte para suas aspirações futuras enquanto pessoa pública e um declínio como cidadão.

Além de ser o fim da linha para Coutinho enquanto paladino da moralidade, a esquerda da Paraíba, principalmente o PSB, agremiação a qual o ex-governador é filiado, ficará sem um “norte magnético” por um considerável tempo, havendo a chance concreta de antigas oligarquias políticas retornarem ao poder. Porém, existe a figura do governador João Azevêdo (sem partido) que pode estancar esse retorno.

O fato é que dizer com a mais pura convicção que o “Jardim Girassol” foi por completo atingido pela Operação Calvário, sendo impossível a redenção de alguns é algo precipitado, pois haverá o direito da ampla defesa dos citados. No entanto, mesmo havendo a absolvição do próprio Ricardo Coutinho, sua imagem já foi desgastada, não havendo a possibilidade de ser ele o líder político que um dia foi.

E nesse compasso ou descompasso, todas as atenções estão sobre a figura da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Está em suas mãos o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a revisão do habeas corpus que livrou da prisão de Coutinho.

Ele foi solto no dia 21 de dezembro após a concessão de habeas corpus feita pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do (STJ), fato que gerou muita controvérsia jurídica e crítica dos seus próprios colegas.

Faltaram nomes na coluna de ontem

A coluna de ontem citou vários pré-candidatos a prefeito de João Pessoa. Contudo, por um lapso esqueceu de citar os nomes dos deputados federais Gervásio Filho (PSB) e Ruy Carneiro (PSDB). Ainda na lista figura o deputado estadual Felipe Leitão (DEM), mas que deve migrar para o Avante e o PC do B, que ainda não definiu seu postulante.

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026