Categorias: Política

Análise: história política, isolamento de Cartaxo e a recente decisão do Avante

PUBLICIDADE

A história da humanidade foi forjada por alianças sólidas entre tribos outrora nômades, grandes impérios como o Romano e Egípcio, passando pelos gregos, esses considerados como berço da civilização moderna. E nesse contexto de trocas de ideias, elementos culturais e efervescência cultural, um dos mecanismos catalisadores para a evolução humana surgiu na chamada Rota da Seda, o mais conhecido caminho entre o Oriente e Ocidente na antiguidade.

A partir desses contextos, o mundo começou a se transformar. Pode-se dizer que foram os primeiros passos para a globalização, e nessa nova realidade, marcos regulatórios seriam necessários. Foi aí que a participação dos gregos e romanos começou a moldar, ainda mais, a história do que nossa sociedade é hoje.

Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas características da autoridade e do poder. Embora, no começo, gregos e romanos tivessem conhecido a organização econômico-social de tipo despótico ou patriarcal, um conjunto de medidas foram tomadas pelos primeiros dirigentes.

Esses dirigentes eram os chamados legisladores, de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei, senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade. E nesse caminho longo, chegamos ao pleito municipal de 2020. Retirando a pandemia que assola o país e toda a humanidade, já é hora de falar do processo eleitoral que se avizinha.

Cartaxo está isolado e Avante expande horizontes

Em conversa com o colunista, o deputado estadual Felipe Leitão (Avante) e líder do G11 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) informou que a agremiação manterá diálogo com todos os prefeitáveis da Capital, fato que isola o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que hoje está à frente da presidência do Partido Verde na Paraíba.

É sabido que Cartaxo não abrirá mão de um membro da sua sigla para a disputa pela prefeitura de João Pessoa, e que tinha como certo o apoio do Avante. Erro de cálculo do alcaide, que vê fugir entre seus dedos aliados, e hoje ex-aliados importantes, como o vice-prefeito Manoel Júnior (Solidariedade) e o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), pré-candidato a chefe do Executivo pessoense.

Nas palavras de Leitão, o Avante é um dos partidos que mais crescem na Paraíba, daí residir sua força como o fiel da balança em qualquer disputa política. Robusto, com uma estrutura macro, a sigla conta atualmente com a segunda maior bancada na ALPB e com a maior bancada de vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa.

E isso não é pouco. No âmbito da Casa de Epitácio Pessoa figuram nas hostes do partido os deputados Genival Matias, Júnior Araújo, Taciano Diniz, Tião Gomes e Felipe Leitão. No Parlamento Mirim da Capital estão seis vereadores: Chico do Sindicato, Dinho, Raissa Lacerda, Professor Gabriel, Tanilson Soares e Renato Martins.

Vamos conversar com todos, diz Felipe Leitão

Independente de cores partidárias e bandeiras ideológicas, Leitão explicou que o Avante busca um candidato que tenha o compromisso com a cidade de João Pessoa, deixando claro que não se vence uma eleição sem alianças consolidadas. O isolacionismo não é prática viável na moderna política, algo que Luciano Cartaxo ainda não entendeu.

Centrado nos novos conceitos, Felipe Leitão foi pragmático na conversa que manteve com a coluna. “A costura política deve ser duradoura. Não se vence uma eleição de forma solitária. É preciso formar e fortalecer parcerias. Mas não somente no período eleitoral, e sim ser a aliança participativa no projeto político como um todo. Antes, durante e depois da caminhada”, avaliou.

Quem está no páreo?

Mesmo observando que as conversas com os prefeitáveis ainda serão iniciadas, a coluna aponta três bons nomes que o Avante pode firmar parceria. O ex-vereador da Capital e ex-deputado estadual Raoni Mendes (DEM), o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) e claro, o ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) e o comunicador Nilvan Ferreira (MDB).

Importante observar que, em decorrência da Covid-19, esta será uma eleição atípica, e até “morna”, pois o contato social entre eleitores e candidatos será mais restrito. Mas não se engane, leitor, quando a água da disputa começar a entrar em ebulição, o caldo vai ferver, e muito.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espaço tem! Secretário do Esportes endossa nome de João para o Senado e diz que PP/Republicanos e PSB ‘só brigam se quiser’

Em meio a especulações sobre alianças e autonomia partidária, o governador da Paraíba, João Azevêdo…

25 de abril de 2024

Caso PT fique fora, Marcos Henriques não descarta apoio a Cícero no 2º turno em JP

Apesar de defender uma candidatura própria do PT nas eleições em João Pessoa, o vereador…

25 de abril de 2024

Contrário ao aumento de 37% no salário dos vereadores de CG, parlamentar doará reajuste caso reeleito: “Cafagestagem”

Ao PB Agora, o vereador Napoleão Maracajá explicou sua posição em relação ao voto contrário…

25 de abril de 2024

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quinta-feira (25), os atletas contemplados na edição 2024 do…

25 de abril de 2024

Usuários do transporte público terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina, em JP

Seguindo com investimentos em tecnologia em prol dos passageiros do transporte público de João Pessoa,…

25 de abril de 2024

Prefeito de Patos Nabor Wanderley tem 120 dias para rescindir contratos de MEIs

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba deu à Prefeitura de Patos o…

25 de abril de 2024