Categorias: Política

Análise: Capital da Paraíba poderá protagonizar eleições de ‘anões’ em 2020

PUBLICIDADE

A bola de cristal do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que está com bilhete comprado para sair do seu partido, o PSB, vem sendo testada e aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, também conhecido pela sigla (Inmetro). Escrevo essa quase certeza pois, na segunda quinzena de novembro, o parlamentar fez uma previsão que está próxima de se confirmar, não havendo movimentações no jardim girassol suficientes para colocar o ex-governador Ricardo Coutinho, também socialista, na disputa pela prefeitura de João Pessoa no pleito do próximo ano.

Disse o parlamentar em situação pretérita: “Aqui na Capital o favorito é Ricardo Coutinho, se não for ele é eleição de anão, é tudo do mesmo tamanho. Se Ricardo for candidato ele é eleito prefeito de João Pessoa por antecipação. Se ele não for candidato, é eleição de anão, todos do mesmo tamanho, não terá nenhum maior do que o outro”, analisou.

Pois bem: Ricardo Coutinho vem informando a todos os pontos cardeais que não tem pretensão alguma em enfrentar mais um pleito na Capital. E essa postura não vem de hoje; ao contrário. O ex-chefe do Executivo canta em alto e bom som essa cantiga desde que saiu do Palácio da Redenção. E aí vem a bola de cristal de Galdino mais uma vez. Aquela com certificado do Inmetro.

Na ausência de Coutinho, as eleições de João Pessoa serão atípicas no próximo ano, pois nenhum pré-candidato tem uma musculatura política capaz de empolgar as massas, os eleitores pessoenses. Em outras palavras; uma liderança que possa chamar o “trono” de seu.

E nesse “Mundo das Ideias” de Platão, tudo fica agora no plano abstrato. Das incertezas. Mundo esse menos sensível e mais inteligível. Tudo hoje parece “planar” nas coisas eternas, perfeitas e imutáveis. Mas isso é sabido: não existe tal condição, pelo menos de fato. E mais uma vez a bola de cristal do presidente da Assembleia surge como protagonista. Após o “despertar”, o tátil voltará e os “anões”, aqueles do início do texto, se manifestarão de forma agressiva e estratégica para buscar ser o grande vitorioso no pleito de 2020.

Aliás, vou fazer uma pequena reformulação na minha linha de raciocínio. Os “pequenos” já iniciaram suas respectivas danças, o chamado frevo dos átomos, pondo seus nomes como pré-candidatos de forma efetiva. E nesse bailar surgem o radialista Nilvan Ferreira, que poderá ser o candidato do PSL, o deputado estadual Wilson Filho (PDT), o deputado federal Gervásio Maia (PSB), o neófito Walber Virgolino, em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa pelo Patriota.

Consta ainda nesse seleto grupo de novos os democratas Efraim Morais, deputado federal que está à frente do diretório estadual da sigla, além do deputado estadual Felipe Leitão, que pode migrar para outra sigla e garantir uma postulação mais segura, além seu colega de agremiação política, o ex-deputado estadual Raoni Mendes.

Buscando um bom telescópio é possível enxergar o secretário de Desenvolvimento Social Diego Tavares (PV), que está à frente da pasta na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PV), e o líder do alcaide na Câmara Municipal de João Pessoa, Milanez Neto (PDT).

É claro que nomes como o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), Cida Ramos e Estela Bezerra (PSB), ocupantes de assento na Câmara Federal e ALPB respectivamente, e o vice-prefeito Manoel Júnior (Solidariedade) não podem ser esquecidos. Só que os citados já têm uma boa estrada nas vielas da política. E segue a lista com o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

Por fim, o mais recente “lançamento”, ou seria especulação? Comenta-se nos bastidores que o candidato do governador João Azevêdo na disputa pela prefeitura de João Pessoa poderá ser o Secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Governo da Paraíba, Deusdete Queiroga. Tem perfil técnico e político.

E nessa terra de “anões”, todos, sem exceção, buscam a certeza que Coutinho não disputará as eleições de 2020. É bem provável, pelo caminho que a centopéia trilha, que possam surgir mais candidatos a prefeito que a vereadores em João Pessoa. A bolha sobe e infla como o dólar, todos os dias.

E por falar em inflar, surgiu um burburinho que o deputado estadual licenciado, Hervázio Bezerra, que atualmente ocupa a pastada da Secretaria de Esportes seria outro cotado por João Azevêdo. Em tempo: o parlamentar desmentiu, mas tem competência e nome para enfrentar o pleito. Aliás, todos têm. Veremos os desdobramentos. Agora é esperar.

Eliabe Castor
PB Castor

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nacional de Patos supera o Pombal e conquista os três primeiros pontos na estreia do Paraibano 2026

O Nacional de Patos iniciou o Campeonato Paraibano 2026 com uma vitória segura, por 3…

18 de janeiro de 2026

Ainda sem Nenê, Botafogo-PB empata com Esporte de Patos na estreia do Paraibano

Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…

18 de janeiro de 2026

Treze vence Serra Branca na estreia do Paraibano com gols de Ryan e Pedro Igor

O Treze estreou no Campeonato Paraibano de 2026 com uma vitória sobre o Serra Branca,…

18 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades do Sertão paraibano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…

18 de janeiro de 2026

Hugo Motta diz que Câmara dará tramitação rápida para validar acordo Mercosul-UE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…

18 de janeiro de 2026

Campina Grande oferece 1.391 vagas de emprego através do Sine Municipal

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464