Categorias: Política

Análise: Azevêdo adota política econômica além-mar, traz capital chinês para a PB e R$ 3,5 bilhões serão investidos

PUBLICIDADE

A política externa comercial do governo Bolsonaro está pautada numa relação direta com os Estados Unidos. O presidente estadunidense, Donald Trump, vem alinhando seu discurso que a América é para os americanos. Esse entendimento consta em seu embrião na chamada “Doutrina Monroe” que, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias.

Tal lógica foi fomentada em 1823 pelo presidente dos Estados Unidos, James Monroe, e vem seguindo seu curso até os dias atuais. Embora não necessite de um quociente de inteligência elevado para perceber (perdoe-me o termo ultrapassado) que o “colonialismo” do Tio Sam sempre esteve em voga na América Latina, ele está, e mais forte que nunca. E não vou entrar em detalhes econômicos, sociais e políticos nesse processo que envolve o governo norte-americano e o nosso país.

E para deixar delimitado o tema, bem pouco ou nada vou falar do comunismo chinês e seu líder maior, Mao Tsé-Tung, embora as relações do Brasil com a nação da bandeira vermelha, com larga estrela envolvendo foice e martelo sejam fortes na atualidade. Mesmo que o presidente Bolsonaro busque “deslocar” os laços exitosos que conjugam Brasil e China, não se pode descartar um parceiro comercial mais adequado, na escala da economia mundial, e seus diversos fatores, observando o mercado e investimentos chineses em nossas terras.

E nessa “onda” de uma guerra comercial envolvendo EUA e China, o governo do presidente “mito” preferiu a velha submissão ao governo dos Estados Unidos. Bem, busquei ser sucinto, mas impossível para a minha pessoa ser mais direto, observando que a política externa afeta a vida de todos os cidadãos brasileiros. E nesse espaço e tempo, o Nordeste e, claro, a pequenina Paraíba, se enquadram nesse “cosmos”.

E como tudo isso nos afeta? Vou dar um exemplo atual, que muitos tentaram, mas não conseguiram na governança paraibana. A excelente relação exitosa da China com nosso Estado. Nosso “Sublime Torrão”. O governador João Azevêdo (PSB), seguindo uma postura federalista, mas independente, estreitou os laços com o país mais populoso do mundo. Em tempo: não se configura o posicionamento como ato de “rebeldia” paraibana. Uma nova versão da “República de Princesa”. Não é isso, e o chefe do Executivo paraibano entende assim, e está correto.

E o que já vem sendo formado nessa “gestação” bilateral Paraíba-China? Ora pois! Como diria qualquer lusitano. A formatação de um “feto econômico” imenso, observando como exemplo o protocolo assinando para a implantação do estaleiro de reparos em Lucena, cujo investimento injetará no Estado paraibano algo próximo à quantia de R$ 3,5 bilhões, estando nesse acessório econômico a abertura direta de seis mil empregos.

Então, muito mais que arroubos políticos, a Paraíba, na gestão de Azevêdo, vem progredindo em relações além-mar, ultrapassando divisas e fronteiras paraibanas e do continente. O registro é importante, pois uma nova política econômica na e para a Paraíba começa a ser desenvolvida. E que venham comunistas, socialistas e liberais. Nada impede que ideologias políticas interfiram em nosso Estado. Nossa economia carece de bons parceiros. Ponto para o governador!

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF deflagra operação contra o trafico e para investigar suposta indicação de cargos públicos por detento, em João Pessoa

Na manhã desta sexta-feira (03) a Polícia Federal está conduzindo a Operação Mandare em colaboração…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Jornalista é alvo de espancamento na Praça da Paz, no bairro dos Bancários

O jornalista Ulisses Barbosa, 59 anos, foi alvo de espancamento, na noite de ontem (02),…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024