Categorias: Política

ANÁLISE – As oposições, pelo visto, estão doidas pra levar outra surra. E Cartaxo tome jeito enquanto é tempo…

PUBLICIDADE

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, precisa tomar muito cuidado e ser politicamente habilidoso, daqui pra frente. Cartaxo não pode incorrer nos mesmos erros cometidos nas eleições de 2018, em que saiu do processo desgastado e pequeno demais se comparado com a liderança que poderia ter sido, tanto pela trajetória que construiu como pelo importante cargo que exerce de administrador da Capital da Paraíba.

Cartaxo, desta vez, não poderá errar tanto quanto em 2018. Nas eleições passadas ele saiu menor enquanto líder político, em decorrência da derrota que seu grupo sofreu nas urnas. Naquela momento, pelo menos, o prefeito da Capital ainda tinha dois anos de mandato pela frente. Em 2020, não será assim: Luciano Cartaxo precisa reconstruir a sua liderança, elegendo um sucessor de sua escolha pessoal, ou, pelo menos, um candidato aliado ao seu esquema político. Do contrário, estará fadado até a um ostracismo político. Afinal, em perdendo tudo em 2020, além de ter acumulado duas derrotas consecutivas, ainda ficará sem mandato por pelo menos dois anos.

Talvez seja mais prudente para o prefeito de João Pessoa – que até 2018 tinha uma trajetória só de vitórias – repensar o seu plano de voo, quem sabe até se reencontrar com aliados e grupos com quem historicamente esteve afinado ideologicamente.

Luciano Cartaxo, convém lembrar, começou a perder fôlego e a desconstruir uma carreira política vitoriosa quando se divorciou dos setores progressistas, optando por se aliar, ou mais que isso, indo a reboque, de oligarquias, de setores conservadores e até de trapaceiros bastante conhecidos da política da Paraíba.

Questão de tempo

O que parece mais prudente ao prefeito de João Pessoa, a essa altura do campeonato, é, em primeiro lugar, não protelar a decisão por um nome de sua preferência à sua própria sucessão. Afinal, esse lenga-lenga, esse deixa-pra-depois, e a débil alegação de que “ é tempo de governar, não é tempo de fazer campanha”, deram no que deram nas eleições passadas.

Cartaxo estava exatamente nesta indecisão – ou apenas estrategicamente adiando as coisas – quando o senador José Maranhão, numa entrevista a Michele Souza, na Rádio CBN, simplesmente pôs titica no ventilador, ao se declarar candidato ao governo do Estado. Ali começou o desmantelo de Cartaxo e aliados.

A partir dalí, Cartaxo começou a perder densidade, se enfraquecer até que a sua pretensão de concorrer ao Governo foi pelos ares.

Oposições

Aliás, não só Luciano Cartaxo, como todo o bloco que compõem as oposições ao Governo, poderão novamente levar peia com força, em 2002, se cometer os mesmos erros; se os egos falarem mais alto, e se as indefinições passarem do ponto.

 

Wellington Farias
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tio Paulo: Sobrinha que levou homem morto a banco é investigada por homicídio

A mulher que levou um idoso morto a uma agência bancária em busca de um…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

JP, Bayeux, Santa Rita e mais 13 municípios paraibanos estão sob alerta de chuva intensa e ventos fortes

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo…

1 de maio de 2024

Pré-candidata à prefeitura de Cajazeiras entra na mira por suspeita de acumulação ilegal de cargos

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, situada no Sertão do estado, planeja apresentar representações ao…

1 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita lança nesta quinta-feira o São João 2024: festa promete unir tradição, cultura e alegria

O clima junino já toma conta da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Nesta quinta-feira…

1 de maio de 2024

Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,59 em João Pessoa; saiba onde

Pesquisa de preços de combustíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de…

1 de maio de 2024