Categorias: Política

Análise: a metáfora do mestre João e sua conturbada “Santa Ceia” no império da Terra do Sol

PUBLICIDADE

A “Santa Ceia” foi posta à mesa. Ao centro, João começou a pregar, por parábolas, que a união entre os seres humanos tende a gerar bons frutos, e a política da discórdia fortalece, apenas, o exército oposicionista de Roma. Embora não possua um grande general, essa força legionária recebe a influência direta dos “senadores” decanos que, mesmo longe dos embates, têm força suficiente para golpear o Estado da Parahyba do Norte, havendo a possibilidade de uma desestabilização na condução administrativa e social do império da Terra do Sol.

O mestre João sabe e entende o perigo, prova maior é que, mesmo havendo uma “Babel” percorrendo todas as línguas dos que estão ao seu lado, busca conversar com cada um no idioma originário daquele que reclama, mas o apoia. Vê-se que pão e vinho estão sendo distribuídos de forma republicana, evitando a prática do fisiologismo tão aplicado, em outras eras, no Sinédrio paraibano.

E as vozes e tentações são muitas sobre aquele que ofereceu a ceia. Em algum momento, acredito eu, João, nascido em Azevêdo, local próximo à Galileia, lembrou dos 40 dias no deserto e, em lampejar de pensamento, lembrou dos grilos e gafanhotos. Esses nada pediam, apenas promoviam uma sinfonia desarmônica a cada noite de penitência.

Dez eram seus discípulo que buscavam tornar o Araimaco como a língua oficial. Agora são onze; e a Babel continua, havendo espaço para o latim, grego arcaico, hebreu e aremeu. Não fosse João um poliglota, a Parahyba do Norte poderia entrar numa espécie de colapso político, algo que a oposição romana sonha e deseja.

E para dificultar ainda mais a ceia do mestre João, Rômulo e Remo não aceitaram, de forma harmônica, a permanência de Rosas no Monte das Oliveiras, cujo platô é cercado por uma vasta plantação de girassóis. Como se vê, ouve e sente, João, de Azevêdo, possui grandes desafios na seara diplomática e política, e busca, ele, oferecer pão e o vinho na dose e quantidade correta, não pondo migalhas, evitando assim, fome e rebeliões, mas também não enchendo por completo as taças postas à mesa, para que a embriaguez do poder não se vire contra ele e sua gestão.

 

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024