Categorias: Política

Análise: a improvável ligação entre João Azevêdo e os Cartaxo nas eleições de 2020

PUBLICIDADE

“A Paraíba vai ter a oportunidade de julgar não o grau de parentesco, mas de julgar a história. Não basta ser irmão gêmeo de alguém para dizer se tem ou não competência de gerir o Estado”. A afirmação partiu do então candidato ao governo da Paraíba, João Azevêdo (PSB), referindo-se à postulação de Lucélio Cartaxo (PV) a chefe do Executivo paraibano em 2018, à época seu principal adversário político.

Azevêdo fez um paralelo envolvendo o Lucélio e seu irmão Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa, que também compõe as hostes do partido Verde e que, em alto e bom som, informou meses atrás que seu partido terá candidatura própria na disputa pelo Executivo da Capital em 2020. Em tempo, os Cartaxo utilizaram de todos os expedientes lícitos de uma campanha eleitoral para desqualificar a competência técnica de João Azevêdo durante o pleito, o que não foi suficiente para impedir a vitória do candidato socialista.

Agora o leitor pode estar indagando o motivo da minha pessoa trazer à tona assunto pretérito. E aí explico: um “afago” do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa (PSB), que teceu comentários positivos quanto à gestão da secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, no programa Arapuan Verdade.

O registro foi exposto na coluna do jornalista Luis Torres nesta quarta-feira, ao classificar a intervenção do parlamentar como “o amor está no ar”, buscando no vernáculo da língua inglesa algo similar posto no título das suas considerações: “ Love is the air: Líder de João Azevêdo liga para parabenizar trabalho de secretária de Cartaxo”.

Em leitura básica, nada impede que alguém ligado ao governador João Azevêdo envie considerações pautadas em elogio quando um gestor se destaca, seja aquele agregado à prefeitura de João Pessoa ou de outro município paraibano. Trata-se de um gesto republicano e atual, afinal, uma das funções primordiais do Legislativo é fiscalizar o Executivo.

E nessa conjuntura ninguém errou ou traiu seus respectivos “espectros” ideológicos e partidários. Foi, só então, um gesto à afabilidade. Assim como João Azevêdo, Ricardo Barbosa, político experiente na arte do bem conviver, entende que o projeto político do governador João Azevêdo passa longe da “casa” dos Cartaxo. E isso ficou claro no embate de 2018.

E aqui observo que o eleitor atual não acredita mais na política do “boi voando”. Hoje, a coerência com o discurso implementado por anos e referendado nas urnas é ponto crucial para um sucesso do “porvir’. Perder a palavra é cometer suicídio eleitoral. João Azevêdo sabe, Ricardo Barbosa tem certeza.

E o povo? Bem, esse só observa, e muito.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: Faraó devolva meu Passaporte!

Faraó, desejo ir à terra prometida por uma semana e logo estarei de regresso. Moisés…

29 de abril de 2024

Prazo para pagamento do IPVA de placa final 4 com desconto termina nesta terça

O proprietário de veículo que pagar, nesta terça-feira (30), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade…

29 de abril de 2024

Aos 88 anos, ex-presidente uruguaio Pepe Mujica revela ter câncer de esôfago

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, que tem 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29),…

29 de abril de 2024

Gabarito de provas do concurso do Banco do Nordeste é divulgado; há vagas na Paraíba

Na manhã desta segunda-feira (29), a Fundação Cesgranrio divulgou o o gabarito das provas do…

29 de abril de 2024

Motorista de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal gravíssima em acidente em SP

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou nesta segunda-feira (29) o motorista de um…

29 de abril de 2024

Cidade da Paraíba é campeã na produção de abacaxi no Nordeste e a 3ª no Brasil

O município de Pedras de Fogo é o maior produtor de abacaxi na região Nordeste…

29 de abril de 2024