Categorias: Política

Aliado de Cássio e RC se solidariza com Catão

Aliado de Cássio e Ricardo Coutinho se solidariza com Fernando Catão e prova que conselheiro não foi indicação do ex-governador tucano

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Branco Mendes (DEM) declarou na manhã desta segunda-feira, (14), que é um engano a cassação do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão. Ele reafirmou que a indicação do conselheiro foi feita pelos 36 deputados da ALPB e não pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). "Ele apenas publicou a portaria de nomeação, mas sem nenhuma interferência", disse.

Branco Mendes saiu em defesa do presidente do TCE e definiu a decisão da Justiça como um engano. “Fernando Catão foi escolhido e indicado pelos 36 deputados estaduais da Assembleia e o ex-governador Cássio Cunha Lima não tem nada a ver com essa indicação. Cássio não teve ingerência na nomeação de Fernando Catão”, frisou.

Branco acredita que a decisão de cassar o mandato de Fernando Catão não terá prosseguimento e que a Justiça vai entender que não se configura em caso de nepotismo.

A justiça decidiu na última quarta-feira, (9), que o presidente do TCE, Fernando Catão, tio do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), terá que deixar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele é o atual presidente da Corte de Contas do Estado. A decisão aconteceu por causa de uma ação popular.

A alegação é de que a nomeação afrontaria a súmula vinculante número 13, que proíbe a prática do nepotismo na esfera dos poderes constituídos. A ação popular foi ajuizada na Primeira Vara da Fazenda Pública da Paraíba contra a nomeação do conselheiro Fernando Catão.

Catão foi nomeado durante a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima, sobrinho do conselheiro e a decisão para sua cassação foi proferida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, Marcos Sales.

DUODÉCIMO

Quanto à queda do repasse do duodécimo, Branco disse que a Casa Legislativa está com dificuldades e é importante a contenção de despesas. Conforme o primeiro secretário, o presidente Ricardo Marcelo está fazendo um levantamento para que as devidas medidas sejam adotadas. “É preciso cortar na própria carne”.

 

Simone Duarte ( Twitter: @sireporter )

PB Agora

Com informações de Henrique Lima
 

Últimas notícias

Servidores da PMCG ocupam gabinete do prefeito Bruno e cobram salários atrasados

Servidores da Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocuparam nesta quarta-feira (11) os…

11 de fevereiro de 2026

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Começou nesta semana a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária,…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena anuncia reajuste de 10% para servidores municipais de João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) um reajuste salarial…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

TCE aprova por unanimidade contas de 2024 da prefeitura de Pocinhos

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (11),…

11 de fevereiro de 2026

Articulação de deputados da PB garante aprovação de projeto que reconhece CG como maior polo cristão do Brasil no Carnaval

Com uma articulação do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB),…

11 de fevereiro de 2026