Categorias: Política

Afastamento de Renan: Deca do Atacadão vê momento “crítico”

A decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, que decidiu afastar o senador Renan Calheiros da presidência do Senado começa a movimentar os parlamentares, que decidiram se unir para preservar a instituição. Os poderes são independentes e harmônicos entre si, mas os últimos acontecimentos têm colocado executivo, legislativo e judiciário em rota de colisão.

 

O senador paraibano, Deca do Atacadão, do PSDB, considerou o momento crítico, mas ressaltou a união da classe em prol do Congresso Nacional.

 

“O que eu posso dizer é que, na verdade, é complicado entender que um Poder como o Legislativo tenha seu presidente afastado através de uma decisão monocrática. Neste momento, o que tem que se fazer é cumprir decisão da Justiça. A Mesa do Senado está fazendo reuniões para que aja o entendimento e a votação imediata do plenário do STF para que tenha uma decisão definitiva”, avaliou em entrevista ao blog do Gordinho.

 

Deca lembrou que o país precisa respeitar a separação dos poderes, com cada classe defendendo suas prerrogativas, sem que uma interfira na outra.
“O presidente Renan Calheiros deu entrada na defesa para pedir para revogar a decisão. A movimentação no Senado da República é justamente sobre essas questões. Nós estamos aqui reunidos, apoiando a nossa instituição. O Brasil precisa separar os Poderes, certamente, uma decisão do plenário é mais contundente”, declarou.

 

Em menos de 100 dias o país protagonizou após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a cassação do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), então presidente da Câmara dos Deputados, e o afastamento de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado e do Congresso Nacional.

 

“São situações diferentes. A questão do presidente da Câmara é uma questão definida, mas o que estamos passando é um período político crítico que acaba afetando a economia brasileira e é preciso acabar com isso. Os Poderes têm que ter o seu comando e cada um tem que viver independente, apesar de estarem interligados”, ressaltou.

 

Para o tucano, o momento é de união em prol de um país melhor



PB Agora

Últimas notícias

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026