Categorias: Política

Afastamento de Renan: Deca do Atacadão vê momento “crítico”

PUBLICIDADE

A decisão monocrática do ministro Marco Aurélio, que decidiu afastar o senador Renan Calheiros da presidência do Senado começa a movimentar os parlamentares, que decidiram se unir para preservar a instituição. Os poderes são independentes e harmônicos entre si, mas os últimos acontecimentos têm colocado executivo, legislativo e judiciário em rota de colisão.

 

O senador paraibano, Deca do Atacadão, do PSDB, considerou o momento crítico, mas ressaltou a união da classe em prol do Congresso Nacional.

 

“O que eu posso dizer é que, na verdade, é complicado entender que um Poder como o Legislativo tenha seu presidente afastado através de uma decisão monocrática. Neste momento, o que tem que se fazer é cumprir decisão da Justiça. A Mesa do Senado está fazendo reuniões para que aja o entendimento e a votação imediata do plenário do STF para que tenha uma decisão definitiva”, avaliou em entrevista ao blog do Gordinho.

 

Deca lembrou que o país precisa respeitar a separação dos poderes, com cada classe defendendo suas prerrogativas, sem que uma interfira na outra.
“O presidente Renan Calheiros deu entrada na defesa para pedir para revogar a decisão. A movimentação no Senado da República é justamente sobre essas questões. Nós estamos aqui reunidos, apoiando a nossa instituição. O Brasil precisa separar os Poderes, certamente, uma decisão do plenário é mais contundente”, declarou.

 

Em menos de 100 dias o país protagonizou após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a cassação do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), então presidente da Câmara dos Deputados, e o afastamento de Renan Calheiros (PMDB) da presidência do Senado e do Congresso Nacional.

 

“São situações diferentes. A questão do presidente da Câmara é uma questão definida, mas o que estamos passando é um período político crítico que acaba afetando a economia brasileira e é preciso acabar com isso. Os Poderes têm que ter o seu comando e cada um tem que viver independente, apesar de estarem interligados”, ressaltou.

 

Para o tucano, o momento é de união em prol de um país melhor



PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero rebate declarações de João Azevêdo sobre ter errado ao sair da base: “Prefiro estar certo com a vontade do povo”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), rebateu as declarações do governador da Paraíba,…

6 de janeiro de 2026

“Se eu tivesse participado de leilão, com certeza teria ficado do lado deles”, dispara Felipe Leitão após fala do governador

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…

6 de janeiro de 2026

41º Salão do Artesanato Paraibano projeta R$ 4,5 milhões em negócios

Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…

6 de janeiro de 2026

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Pelo menos três deputados já externaram desejo de presidir ALPB se reeleitos em 2026; saiba quem são

A corrida eleitoral para o pleito de 2026 já começou, entretanto, para alguns deputados estaduais…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464