Categorias: Política

ALPB: Adriano revela pressão para punir deputados faltosos e garante que vai cumprir regimento no 2º semestre

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), declarou durante sessão nesta terça-feira (11), que pretende adotar uma postura mais rígida em relação à ausência de parlamentares nas sessões plenárias e comissões, a partir do segundo semestre. A decisão vem após crescentes pressões internas e críticas dos próprios deputados, que estão insatisfeitos com a baixa assiduidade de alguns colegas.

“A partir do segundo semestre eu não vou mais fugir desse debate. Vou cumprir o regimento no que se refere à colocação de faltas, porque alguns colegas não falam para vocês de forma pública, mas falam para mim no privado e ficam o tempo todo cobrando a presença dos deputados aqui na casa. Isso tem me irritado bastante”, afirmou Galdino .

O presidente revelou que as cobranças estão partindo de parlamentares que estão incomodados com o grande número de ausências.

“Eu tenho recebido de forma informal algumas queixas e algumas reclamações de deputados e deputadas, que reclamam de ausência dos colegas deputados, principalmente na CCJ e também no plenário. Tenho evitado de certa forma cumprir o regimento, no que se refere a colocação de faltas.

Adriano ainda revelou que muitos não tem coragem de levar o assunto ao plenário e acabam lhe cobrando firmeza de forma particular.

“Eu digo, por que você não fala no plenário? Por que você não cobra do seu colega e fica colocando as faltas pra cima de mim? Então, vamos terminar esse semestre, mas no retorno do semestre nós vamos tomar essa atitude. Assim como se faz no Congresso, essas faltas são colocadas automaticamente no recurso humano e consequentemente são descontadas do salário dos deputados e deputadas”, concluiu.

Na semana passada, o deputado estadual João Gonçalves (PSB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, utilizou a tribuna do plenário para criticar o mesmo problema. O parlamentar afirmou que as ausências estavam comprometendo o andamento dos trabalhos da comissão. Na oportunidade, João ainda chegou a revelar que já havia solicitado aos líderes partidários a substituição de alguns membros.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025