Categorias: Política

A hora da coerência e o crédito a Maranhão

Durante os últimos dois anos se atribuiu à indefinição do processo de cassação de Cássio todos os problemas da Paraíba. Então, com o resultado definitivo desse processo, quero crer, como diria o Casseta e Planeta, que “os problemas se acabaram”. É hora, portanto, de testar a coerência dos dois grupos políticos que fatiam a Paraíba, por ora.

A começar pelos ex-governistas ligados a Cássio. Eles passaram todo esse tempo dizendo, e com razão, que a oposição no Estado não tinha outra nota a não ser a cassação do governador. Para os ex-governistas, os maranhistas nada produziram que não fosse improdutivo para o povo da Paraíba. Não podem agora insistir no mesmo erro.

É chegada a hora, então, dos novos oposicionistas mostrarem com se faz um trabalho de crítica e sugestão que edifique mais a gestão atual do que comprometa ações em favor do Estado. Nada de encrencar com qualquer coisa, estimular greves, evitar a inauguração da BR-230, fazer corpo mole para liberação de recursos federais, enfim, nada de ser anti-Paraíba. É preciso que a ação de hoje, a partir de agora, se amolde ao discurso de ontem.

A grande pergunta é saber, por exemplo, se a nova oposição na Assembléia irá estimular a continuidade de improfícua guerra que emperra o crescimento da Paraíba e enche nossos ouvidos de baboseiras todos os dias ou elevar os debates da Casa em favor daquilo que realmente o paraibano e o Estado esperam. É preciso, inclusive, dar um crédito a governo que se instala. Ora, se Maranhão tinha guardada por dois anos a fórmula para acabar com os problemas do Estado é preciso que deixem que ele use.

Porque os novos governistas também serão cobrados pelas palavras que proferiram neste últimos dois anos. Os maranhistas ganharam o que queriam. Agora, têm a obrigação de convencer que estavam certos quando cobravam o governo para Maranhão. Nada de deixar obras inacabadas, nada de pagar servidores com empréstimos, nada de permitir a violência no final de semana, nada de encher o governo sem concursados.

Nada da fazer tudo o que acusavam do governo que saiu. Chegou a hora de mostrar coerência. E de ambos os lados. Porque não há mais indefinição para culpar.

 

Essa é real – Pelo menos em uma proposta do governo Maranhão III até os cassistas concordam: a revisão do contrato com o Banco Real. A instituição nunca foi exemplo de bons serviços, dizem os servidores.

Homenagem – Em plena festa de abertura, o deputado Ricardo Barbosa dedicou o Carnaval de Cajazeiras ao ex-governador Cássio Cunha Lima, que antes de sair deixou R$ 200 mil para o evento.

Homenagem II – Para não melindrar o governador José Maranhão, que prestigiou o evento, o prefeito Léo Abreu (PSB) deu o troco e dedicou o Carnaval de Cajazeiras a Ricardo Barbosa. Ninguém ficou com raiva de ninguém.

Barbosa fica – Por falar em Ricardo Barbosa, o deputado permanecerá na Assembléia em razão dos 120 dias de licença que serão tirados pelo deputado Ruy Carneiro.

Jornalismo de primeira – A rádio Arapuan FM deu show de cobertura na visita do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e do governador José Maranhão (PMDB) no Carnaval de Cajazeiras, transmitindo entrevistas coletivas de ambos para todo o Estado.

Paulinos sem prestígio – Comentário de um leitor sobre a situação de Maranhão e Raniere Paulino. “A relação de Maranhão com Roberto Paulino já não é mais a mesma. Preterido para algum cargo de primeiro escalão, Paulino anda com o prestígio em baixa no MaranhãoIII. Vala lembrar que quando da passagem da Caravana da Reconstrução por Guarabira, o baixinho chegou, depois de 1h e 20min. de atraso, e Fátima e Roberto não estavam lá aguardando, não participaram, mandaram o menino, o deputado Raniery. Agora, Maranhão deu o troco”.

 

 

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026