O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), se manifestou nesta sexta-feira (13) sobre a situação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e de outras autoridades brasileiras que estão em Israel durante a escalada das tensões no Oriente Médio. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Motta afirmou estar em contato direto com o prefeito pessoense e com o chanceler Mauro Vieira.
“Falei há pouco com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que está em Israel e com o chanceler Mauro Vieira. A Câmara está atenta para garantir a segurança e o retorno de todos que estão em Israel”, escreveu o deputado.
Cícero integra uma comitiva de cerca de 45 pessoas, incluindo oito prefeitos brasileiros, que viajou ao país para participar do Muni Tour 2025, programa voltado à segurança cidadã e ao desenvolvimento sustentável. A missão oficial foi organizada pela Agência Israelense de Cooperação Internacional.
Contudo, os eventos tomaram um rumo inesperado após Israel realizar ataques contra instalações nucleares do Irã na noite da última quinta-feira (12), o que levou ao fechamento do espaço aéreo israelense. A medida inviabilizou a saída imediata da comitiva brasileira, que agora aguarda apoio do governo federal.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Cícero Lucena relatou momentos de tensão. “Já fomos duas vezes para o abrigo, por conta do acionamento das sirenes de alerta”, disse, referindo-se ao protocolo de segurança em caso de ameaça de ataque aéreo.
A comitiva já entrou em contato com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv e segue aguardando instruções para tentar antecipar o retorno ao país. O prefeito paraibano também confirmou que o grupo solicitou apoio para que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) possa ser enviada ao local, já que as companhias internacionais estão impedidas de operar na região.
PB Agora