Categorias: Policial

Três praias concentram roubos contra turistas na região metropolitana de JP; até novembro deste ano a Deatur já abriu 38 inquéritos

PUBLICIDADE

Final de ano é a época que crescem os crimes contra os turistas na Paraíba, sobretudo nas áreas litorâneas da Região Metropolitana de João Pessoa, que, por conta das praias, tendem a receber muitos visitantes de outros Estados e países. Até novembro deste ano, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) já abriu 38 inquéritos sobre estas ocorrências.

 

“A partir do final de setembro até início de março a incidência é bem maior, principalmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. 100% são crimes patrimoniais. Em todos estes anos foram poucos os casos de crimes contra a pessoa. Maior parte é roubo e furto. Hoje temos uma delegacia para todo o Estado, que dá para atender] de forma adequada pelo fluxo que temos”, disse a delegada adjunta, Simone Barbalho de Lima.

 

A responsável pela delegacia falou do perfil das vítimas e dos criminosos, destacando ainda que maior parte das ocorrências são em praias com menos movimentação. “Geralmente são pessoas que são logo identificadas como turistas e os aproveitadores vão lá e cometem o crime. Em relação aos roubos, os lugares onde há maior incidência são praia de Tabatinga, Seixas e no final do Cabo Branco, próximo às falésias. São áreas mais afastadas e onde não há câmeras de monitoramento”, disse Simone Barbalho.

 

A Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur) informou que, somente na última semana, foram conduzidos à Deatur cerca de 10 pessoas, entre adultos e adolescentes, detidos por prática ou tentativa de delitos como roubo, furto e tráfico de entorpecentes, bem como por mandado de prisão em aberto.

 

A Ceatur informou ainda que é responsável pelo policiamento nos bairros do Altiplano, Cabo Branco, Tambaú e Miramar. Todos os dias, são lançadas diversas modalidades de policiamento, como a rádio patrulha (viaturas), ciclo patrulha (policiamento em bicicletas) e o Veículo Individual de Policiamento (policiamento em biciclos). Também é frequente o reforço de policiamento com outras unidades, como a Força Regional e o Centro de Educação da Polícia Militar, tanto em viaturas como na modalidade a pé.

 

Devido ao aumento do fluxo de pessoas diante das férias e alta temporada do turismo, as ações são intensificadas como forma de prevenir delitos e garantir a segurança dos cidadãos e dos turistas que escolhem como destino a capital paraibana. A Ceatur não informou qual percentual de aumento de efetivo nesta época do ano.

 

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tio Paulo: Sobrinha que levou homem morto a banco é investigada por homicídio

A mulher que levou um idoso morto a uma agência bancária em busca de um…

1 de maio de 2024

Novos radares passam a multar a partir de hoje em João Pessoa; saiba onde

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

1 de maio de 2024

JP, Bayeux, Santa Rita e mais 13 municípios paraibanos estão sob alerta de chuva intensa e ventos fortes

Na tarde desta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo…

1 de maio de 2024

Pré-candidata à prefeitura de Cajazeiras entra na mira por suspeita de acumulação ilegal de cargos

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, situada no Sertão do estado, planeja apresentar representações ao…

1 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita lança nesta quinta-feira o São João 2024: festa promete unir tradição, cultura e alegria

O clima junino já toma conta da cidade de Santa Rita, na Paraíba. Nesta quinta-feira…

1 de maio de 2024

Gasolina pode ser encontrada a R$ 5,59 em João Pessoa; saiba onde

Pesquisa de preços de combustíveis da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de…

1 de maio de 2024