A Paraíba o tempo todo  |

Três praias concentram roubos contra turistas na região metropolitana de JP; até novembro deste ano a Deatur já abriu 38 inquéritos

Final de ano é a época que crescem os crimes contra os turistas na Paraíba, sobretudo nas áreas litorâneas da Região Metropolitana de João Pessoa, que, por conta das praias, tendem a receber muitos visitantes de outros Estados e países. Até novembro deste ano, a Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) já abriu 38 inquéritos sobre estas ocorrências.

 

“A partir do final de setembro até início de março a incidência é bem maior, principalmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. 100% são crimes patrimoniais. Em todos estes anos foram poucos os casos de crimes contra a pessoa. Maior parte é roubo e furto. Hoje temos uma delegacia para todo o Estado, que dá para atender] de forma adequada pelo fluxo que temos”, disse a delegada adjunta, Simone Barbalho de Lima.

 

A responsável pela delegacia falou do perfil das vítimas e dos criminosos, destacando ainda que maior parte das ocorrências são em praias com menos movimentação. “Geralmente são pessoas que são logo identificadas como turistas e os aproveitadores vão lá e cometem o crime. Em relação aos roubos, os lugares onde há maior incidência são praia de Tabatinga, Seixas e no final do Cabo Branco, próximo às falésias. São áreas mais afastadas e onde não há câmeras de monitoramento”, disse Simone Barbalho.

 

A Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur) informou que, somente na última semana, foram conduzidos à Deatur cerca de 10 pessoas, entre adultos e adolescentes, detidos por prática ou tentativa de delitos como roubo, furto e tráfico de entorpecentes, bem como por mandado de prisão em aberto.

 

A Ceatur informou ainda que é responsável pelo policiamento nos bairros do Altiplano, Cabo Branco, Tambaú e Miramar. Todos os dias, são lançadas diversas modalidades de policiamento, como a rádio patrulha (viaturas), ciclo patrulha (policiamento em bicicletas) e o Veículo Individual de Policiamento (policiamento em biciclos). Também é frequente o reforço de policiamento com outras unidades, como a Força Regional e o Centro de Educação da Polícia Militar, tanto em viaturas como na modalidade a pé.

 

Devido ao aumento do fluxo de pessoas diante das férias e alta temporada do turismo, as ações são intensificadas como forma de prevenir delitos e garantir a segurança dos cidadãos e dos turistas que escolhem como destino a capital paraibana. A Ceatur não informou qual percentual de aumento de efetivo nesta época do ano.

 

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe