Categorias: Policial

PMCG notifica 108 casos de violência contra mulher

PUBLICIDADE

Cento e oito notificações de violência contra a mulher foram feitas nos cinco Núcleos de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, entre janeiro e outubro deste ano. A maioria delas sofreu pelo menos dois tipos de violência e de acordo com o tipo, foram classificadas como físicas (32 casos), psicológicas (93), sexuais (16), torturas (6), financeiras (3) e negligências (5), conforme as fichas preenchidas pelas vítimas durante os atendimentos.

Para celebrar o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, que acontece nesta quinta-feira, 25, a coordenação do programa vai realizar, a partir das 8h30, palestras no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto e no Serviço Municipal de Saúde, que serão abertas a profissionais da rede municipal e também a população em geral.

Os núcleos funcionam no Isea, que é o serviço de referência para as vítimas de violência sexual, Serviço Municipal de Saúde, além dos Centros de Saúde do Catolé, Palmeira e Dr. Francisco Pinto, no centro da cidade, e têm o objetivo de notificar os casos suspeitos e/ou confirmados de violência doméstica e sexual, explica a coordenadora do programa, Cícera Arquelino Alves.

Além de identificar, notificar e dar encaminhamento das vítimas de violência para os setores competentes, o programa realiza ações educativas e promove a divulgação e discussão com a comunidade sobre a Lei Maria da Penha. Neste ano, somente no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, 520 mulheres assistiram palestras e receberam material informativo.

Ainda de acordo com os dados dos núcleos, conforme o meio utilizado para realizar a agressão nas mulheres, foram notificados 26 por força corporal, 26 por enforcamento, sete por objetos perfuro-cortantes como lâminas de barbear, seis por objetos contundentes como facas, cinco por arma de fogo, 48 verbais e 32 ameaças.

Nestes casos, os núcleos não registram os casos em que as mulheres foram assassinadas, explica Cícera, acrescentando que entre as vítimas existem crianças, adolescentes, adultas e idosas. Em relação ao vínculo dos autores da violência contra as mulheres, a maioria deles, 28, é de cônjuge, mas o número de ex-cônjuges e ex-namorados também é alto: 24 no total.

Outro número que surpreendeu a coordenadora dos núcleos é a quantidade de amigos ou conhecidos que praticaram a violência: 13. Houve ainda casos de filhos (5), irmãos (5), padrastos (2), pais (6), mães (3), desconhecidos (9), cuidador (1), nora (1), madrasta (1), avó paterna (1) e namorado (1). Oitenta dos casos de violência foram registrados nas próprias residências das vítimas, 19 em via pública, um no local de trabalho e um em local onde a vítima praticava atividade esportiva.

CAMPANHA – O dia 25 de novembro marca em todo o mundo o início da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que termina no dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos). Outras duas datas integram a campanha: o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Mulheres de Montreal.

O dia 25 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

 

 

Codecom/CG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024