Categorias: Policial

PB registrou 529 ocorrências de pessoas desaparecidas em 2017 e 2018

PUBLICIDADE

Na Paraíba, o desaparecimento de pessoas, registrou entre 2017 e 2018, 529 ocorrências. Número que fez os órgãos de segurança pública do Estado a investirem em sistemas mais eficazes para encontrar essas pessoas. Segundo o titular da Delegacia de Crimes contra a Pessoa de João Pessoa (DCCPes), Carlos Othon, na Paraíba, já funciona o sistema, onde, qualquer cidadão pode registrar caso de desaparecimento de pessoa sem sair de casa, acessando a Delegacia On-line.

O processo é simples e rápido: basta digitar o endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, clicar no ícone ‘Pessoas Desaparecidas’ e informar às autoridades de segurança pública o sumiço de algum familiar ou amigo. Para isso, é necessário preencher um formulário, que será repassado para a delegacia responsável pela investigação.

Ao acessar a página on-line, o usuário deve preencher os dados pessoais do desaparecido, bem como endereço e contato dos familiares.  “Os desaparecimentos devem ser informados o mais rápido possível. Ou seja, não precisa esperar um prazo de 24h como as pessoas pensam. Algumas informações são fundamentais para a Polícia e devem constar no histórico da ocorrência: dados sobre a última pessoa que teve contato com o desaparecido, descrições de características físicas do desaparecido, sempre que possível anexar fotografia, fornecer número de telefone e IMEI do telefone do desaparecido, informar se a pessoa desaparecida faz uso de remédios controlados, se tem histórico de tentativa de homicídio ou se esteve envolvido em ocorrências envolvendo entorpecentes ou prisões”, explica o delegado de Crimes contra a Pessoa da capital, Carlos Othon.

Número de casos e investigações – Em 2019, a Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da capital registrou 131 desaparecimentos na cidade. Em 51 desses casos, as pessoas foram localizadas pela polícia, 74 voltaram para casa horas depois de a família registrar a ocorrência, cinco foram encontradas sem vida (homicídio ou morte natural) e uma continua na lista de desaparecidos. Em 2018, foram 212 casos. Naquele ano, os policiais conseguiram encontrar 177 pessoas, 26 desaparecidos retornaram para as suas residências, oito foram localizadas mortas e um não foi encontrado.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025