Categorias: Policial

Paraíba tem a menor taxa de mortes por confronto policial do Norte e Nordeste; confira o ranking

PUBLICIDADE

A Paraíba tem a 4ª menor taxa de mortes por confronto policial do país e a menor do Norte e Nordeste, de acordo com os dados do Anuário 2021 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que contém os resultados alcançados pelo Estado em 2020. 
 
Segundo a publicação, foram registradas 0,9 ocorrências por cem mil habitantes, cujo dado corresponde à terceira menor proporção entre essas mortes no total de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte.
 
“Esse é um dado muito importante, significativo. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito desde a formação dos policiais ainda nos cursos de ingresso à carreira policial, assim como nas capacitações; todo trabalho de conscientização, de humanização. A gente tem buscado cada vez mais aproximar a população da Polícia e a Polícia da população para que se possa ter uma relação próxima e de confiança. É fundamental que a população compreenda que a polícia é aliada, parceira trabalha pra ela e ser primeiro lugar no Nordeste e quarto no país em letalidade policial é um feito muito importante para o nosso Estado, que deve deixar a população orgulhosa”, afirmou o secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes.
 
O Anuário do FBSP aponta ainda que a Paraíba vem se destacando também em outros indicadores na região Nordeste: menor taxa de roubos totais, menor taxa de roubos e furtos de veículos e maior taxa de apreensão de armas de fogo.
 
De acordo com a publicação, em 2020, o estado teve o terceiro menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, no Nordeste, com uma taxa de 28,9 mortes por cem mil habitantes, perdendo apenas para Piauí e Maranhão. A Paraíba também aparece com a segunda maior redução acumulada de homicídios na região, no período de 2011 a 2020, saindo de 44 assassinatos por cem mil habitantes e gerando uma queda de 34,3% na taxa, em relação às mortes no ano passado. A maior redução foi de Alagoas (51,1%).

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024