Categorias: Policial

Paraíba: cerca de 120 tartarugas são mortas anualmente devido a lixo jogado nas praias, afirma ONG

PUBLICIDADE

Cerca de 120 tartarugas morrem por ano no Litoral paraibano, sendo boa parte por ingestão de lixo jogado no mar, principalmente sacolas plásticas. Segundo a bióloga Rita Mascarenhas, coordenadora da ONG Guajiru, que monitora esses animais na Paraíba, a maior parte das tartarugas mortas são juvenis, com média de 55 cm de casco. "Só no Litoral paraibano nascem cerca de 24 mil tartarugas por ano, e todas vão para o mar. Desse total, a cada mil filhotes, dois conseguem chegar à fase adulta e reproduzir. Os demais se tornam alimentos para outras espécies", revelou.

 

Geralmente a morte das tartarugas encontradas no Litoral paraibano tem como causa a ingestão de plástico no mar. Esta semana, duas tartarugas foram encontradas mortas na Praia do Cabo Branco. Segundo a bióloga, o risco de mortes desses animais aumenta nesta época do ano, em razão da diminuição dos ventos e também por conta do aumento de embarcações. Com a diminuição dos ventos elas tendem a se aproximar das praias, o que aumenta o risco de morte.

 

Na terça-feira passada, também foi realizado o resgate de uma tartaruga na Praia de Intermares, em Cabedelo, pela Polícia Ambiental. O animal foi levado para o Aquário Paraíba para tratamento. Segundo os ambientalistas do aquário, a tartaruga estava mal por conta da ingestão de plástico. Mas muitas já chegam mortas nas praias por causa de acidentes com embarcações.

 

As tartarugas só são consideradas adultas quando atingem por volta de 90 cm de carapaça, segundo a especialista. “Em nosso Litoral, o lixo e as redes de pesca são as principais causas de mortes, mais ou menos na mesma proporção de ocorrência”. Para Rita, a situação da mortandade de tartarugas no Litoral da Paraíba é um reflexo da situação mundial.

 

“Infelizmente, é assim no mundo todo. Lembrando que nem sempre as carcaças que encontramos nas praias paraibanas são de tartarugas que morreram no nosso Litoral. As correntes e os ventos carregam as carcaças por quilômetros no mar até que encalhem em algum lugar”, observou. Ela disse que as tartarugas mortas aparecem em toda a orla, mas a frequência maior é nas praias abertas onde as ondas empurram as carcaças para a beira-mar.

 

Nadando lentamente Litoral afora, as tartarugas chegam a viver até cem anos. Mas a longevidade está sendo ameaçada pela ação humana. A cada ano, no Litoral da Paraíba, mais de cem tartarugas de várias espécies morrem após ingerir lixo jogado no mar.

 

"O descarte de lixo nas praias e em qualquer outro lugar enfeia o ambiente e, sobretudo, polui, libera substâncias químicas nocivas que, no final fazem mal a todos. E o mais evidente problema é a morte de mais de 200 espécies de animais marinhos pela ingestão desse lixo. Portanto, uma única pessoa ao descartar seu lixo indevidamente prejudica todas as demais pessoas e é responsável pela morte de tartarugas nessas praias", alertou Rita Mascarenhas.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024

Banhistas devem evitar 24 trechos de praias no Litoral Paraibano neste final de semana

Banhistas paraibanos ou que estejam visitando a Paraíba neste final de semana devem evitar 24…

11 de maio de 2024

Bombeiros paraibanos chegam ao Rio Grande do Sul para ajudar em buscas a vítimas da enchente

A equipe de composta por 17 homens e uma mulher do Corpo de Bombeiro da…

11 de maio de 2024

Morre vítima de desabamento em show na UP Garden, no Altiplano, após dez dias internada

Faleceu, na madrugada deste sábado (11), uma das vítimas atingidas no desabamento da estrutura da…

11 de maio de 2024

Prejuízo: pré-candidatos do PT começam a declinar de postulação para vereador por conta de indefinição em JP

Em entrevista nesta sexta-feira (10) à rádio Correio FM, Marcus Túlio, presidente do Partido dos…

11 de maio de 2024

Na Paraíba, lei assegura acompanhantes para mulheres em procedimentos médicos que envolvam sedação

A partir deste sábado (11), em todo o estado da Paraíba, hospitais e clínicas, tanto…

11 de maio de 2024