Categorias: Policial

Especialista faz alerta sobre crescimento da violência contra idosos; PB já teve mais de mil denuncias

Entrar na terceira idade requer cuidados e atenções, bem como acontece no período da infância. O idoso, com o passar dos anos, se torna mais frágil e, por vezes, dependente de filhos, companheiros, netos ou cuidadores em geral. No cenário de vulnerabilidade, muitas vezes onde este deveria encontrar amparo e carinho, existem agressões e negligências é o que aponta o médico geriatra Dr. Vicente de Paula Faleiros.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, somente em 2021 o Brasil já registrou mais de 50 mil denúncias e 190 mil violações referentes à violência contra a pessoa idosa. Neste mesmo período, a Paraíba contabilizou 1.012 denúncias e 4.249 transgressões ao mesmo grupo, sendo 302 e 1.242 dessas, respectivamente, em João Pessoa. Em 2020, o número de violações no Estado foi de 7.086 e 1.611 denúncias relativas à violência contra idosos, onde uma denúncia pode conter um ou mais atos violentos.

“A perda de funcionalidades, natural do envelhecimento, não pode ser desculpa para a prática de violência e perda da cidadania”, afirma o Dr. Vicente de Paula Faleiros. Ainda segundo o médico a denúncia coloca o dedo na ferida, mas ela não traz alívio para o problema, pois segundo ele, a maioria das violências cometidas contra idosos são praticadas no ambiente familiar (85,6%) e mais da metade são cometidas por filhos (52,9%) e netos (7,8%). As mulheres são as principais vítimas, com 62,6% dos casos de denúncias registradas.

Segundo o especialista, solucionar o problema exige esforços conjuntos entre poder público e população para que o ambiente público seja inclusivo e as famílias saibam lidar com as particularidades dos idosos. “Ser humano é dialogar sobre as diferentes fases da vida, então precisamos de informação e educação para entender e interpretar o envelhecimento. A cidade, a saúde, a educação e afins, também precisam ser mais inclusivas para evitar os casos de violência”, conclui Faleiros.

Da Redação

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026