Categorias: Policial

Caso Manoel Mattos: acusado ganha HC

PUBLICIDADE

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu por unanimidade um habeas corpus a favor de José Nilson Borges, que estava preso, sob acusação de ser o dono de uma espingarda calibre 12, que foi usada para assassinar o advogado, Manoel Matos. O crime aconteceu no dia 24 de janeiro deste ano, por volta das 22h, no município de Pitimbu.

De acordo com o relator do processo, desembargador Antônio Carlos Coelho da Franca, não há, nos autos, indícios suficientes da participação de José Nilson Borges no crime de que resultou como vítima fatal Manoel Matos. “Até porque, quando ciente da ocorrência do assassinato, o próprio paciente é que procurou a autoridade policial, para comunicar o fato de haver cedido por empréstimo sua arma a um dos então acusados, inclusive, auxiliando nas investigações”, esclareceu o magistrado em seu acórdão.

O relator disse ainda, que para decretar a prisão preventiva do acusado, o Juízo de primeiro grau teria que demonstrar a prova existente do crime, como também indícios suficientes da sua autoria. “Ao teor do Artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), é necessário que se prove a necessidade de garantia da ordem pública, da ordem econômica, a sua conveniência para instrução criminal ou como forma de assegurar a aplicação da lei.”

Por outro lado, consta nos autos que José Nilson Borges é primário, possui residência fixa, profissão definida e boa conduta. Embora, segundo o relator, esses requisitos não sejam essencialmente razões para concessão da liberdade do paciente, podem ser valoradas em seu favor, sobretudo quando duvidosa a autoria delitiva.

Ainda são acusados de participarem do homicídio do advogado Manoel Matos, José da Silva Martins, conhecido por “Zé Parafina”, Sérgio Paulo da Silva e o reformado Flávio Inácio Pereira.

Com Assessoria
 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

O Programa Empreender Paraíba, em conjunto com toda equipe do governo estadual, participou da abertura…

6 de maio de 2024

Hervázio revela “conspiração” para derrubar Adriano Galdino da presidência da ALPB após ação do PSDB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira…

6 de maio de 2024

PRF na Paraíba apreende 4,5 kg de maconha e haxixe durante abordagem na BR-230, em Santa Rita

Durante uma blitz realizada na tarde desta segunda-feira (6) na BR-230, em Santa Rita, policiais…

6 de maio de 2024