Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (08), o delegado da Polícia Federal Fabiano Emídio de Lucena Martins e o diretor de Operações Especiais da Controladoria Geral da União (CGU), Israel José de Carvalho detalharam a 5ª fase da Operação Xeque-Mate que foi deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje na Paraíba e em Pernambuco.
De acordo com o saldo da operação, duas empresas da área de saúde suspeitas de simular concorrência e superfaturar licitações em Cabedelo, para pagar propina a agentes públicos foram os alvos das buscas e apreensões realizadas hoje, mas ao todo, onze são investigadas. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Paraíba e dois em Recife
Ainda segundo a PF, Foram encontrados elementos que dizem respeito a fraude licitatória, corrupção ativa e passiva e formação de organização criminosa.
“As buscas de hoje foram medidas cautelares que visam a obtenção de mais provas”, explicou o delegado Fabiano Emídio.
Cerca de R$ 170 milhões foram movimentados na área da Saúde na cidade portuária sendo cerca de R$ 60 milhões oriundos do Governo Federal. Na época quem estava à frente do Executivo municipal era o ex-prefeito Leto Viana.
Já na casa do ex-deputado federal André Amaral foram apreendidos diversos documentos e mídias eletrônicas que ainda serão analisados. A polícia confirmou também a preensão de grande quantidade de dinheiro, porém o local onde ele foi encontrado não foi divulgado.
As cidades de Mamanguape, Gurinhém, Conceição, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Itaporanga também, estão na mira da PF por conta da suspeita de que esquemas semelhantes tenham sido realizados.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
O governador João Azevêdo cumpre agenda, nesta segunda-feira (8), em quatro cidades paraibanas: Cajazeiras, São…
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
Um policial militar, identificado como cabo Luiz Miguel, foi preso na manhã deste sábado (6)…
Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…